Para manter a vida útil dos motores de veículos é preciso ter alguns cuidados básicos e observar diversos fatores.
Afinal, as peças internas dos motores, quando em funcionamento, estão em constante atrito, o que, com o tempo, acabam se desgastando, especialmente, se o motorista não estiver atento ao veículo.
“A falta de manutenção preventiva é um dos pontos relevantes para garantir a durabilidade dos motores de veículos, bem como selecionar o combustível na hora de abastecer”, afirma Ricardo Nonis, vice-presidente do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores.
A qualidade do óleo lubrificante e filtros também devem ser observados.
Segundo Nonis, também é preciso prestar atenção em alguns maus hábitos de alguns motoristas.
“Circular com nível baixo de óleo ou vencido, descansar o pé sobre a embreagem, sair com o motor ainda frio, quebra da correia dentada e trafegar com o motor superaquecido pode fazer com que o motor necessite de retífica antes do tempo”, ressalta.
Ele alerta para os indícios que o motor pode estar precisando de retífica “Excesso de fumaça pela queima de óleo lubrificante, fortes ruídos, motor rateando, perda de potência, elevado consumo de combustível e superaquecimento do motor são sinais que o motorista deve levar o veículo a uma retífica de confiança”, finaliza.
O CONAREM constituiu uma rede de retíficas que passam por auditorias periódicas para verificar se os procedimentos estão de acordo com a norma técnica NBR 13.032, esses serviços prestados acabam recebendo uma Garantia prestada por esta rede referenciada em todo o território brasileiro.
Na hora de retificar um motor, verifique se a retífica possui um certificado CONAREM, ele lhe dará toda a segurança de bons serviços e de um pós venda de âmbito nacional.