Mercedes-Benz

Gasolina ou etanol: como saber qual é a melhor opção?

Em dias atuais de preços elevados dos combustíveis é comum que quem tem um carro flex se pergunte qual é o melhor combustível: gasolina ou etanol? A maioria dos carros novos usa essa tecnologia e, por esse motivo, é possível fazer a opção mais adequada a seu estilo de direção e a seu consumo.

Desde a chegada do primeiro motor flex, em 2003, muitas dúvidas surgiram na cabeça dos motoristas sobre os combustíveis. Mesmo hoje, 19 anos depois, ainda é comum ouvir mitos e inverdades sobre etanol ou gasolina.

A decisão de qual combustível usar deve levar em consideração as vantagens e as desvantagens de cada um.

Na hora de abastecer, por exemplo, quando escolher etanol e quando optar pela gasolina? Como é feito o cálculo dos 70% para optar pelo combustível? Podemos ou não misturar os dois? Posso utilizar uma única opção sempre?

O que compensa mais: etanol ou gasolina? A pergunta que te traz economias ao fim do mês: devemos abastecer com etanol ou gasolina? De forma resumida: depende. Quando temos um motor flex, para chegarmos à escolha do combustível ideal devemos levar algumas questões em consideração.

Especialistas afirmam que existe uma diferença média em veículos comuns de 30% de gasto maior do etanol em relação ao que é consumido de gasolina. Para descobrir, nada melhor do que a conta dos 70%.

O cálculo dos 70% – Esse cálculo é feito da seguinte maneira: você deverá dividir o valor do litro do etanol pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, o ideal é abastecer com etanol. Se maior, escolha pelo combustível fóssil.

Exemplo: se o etanol custa R$ 5,22 e a gasolina, R$ 7,22, o resultado da divisão do primeiro pelo segundo é 0,72. Ou seja, maior que 0,7. Logo, nesse caso, é melhor abastecer com gasolina, pois está acima dos 70%.

Etanol: vantagens e desvantagens – O etanol traz três grandes vantagens. A primeira delas ser derivado da cana de açúcar, uma fonte renovável de energia e que polui menos o ambiente. A segunda é o fato de ser um dos melhores limpadores de motor.

Por fim, a última vantagem do etanol é ter o custo por litro menor que outros combustíveis. Já como desvantagem, principalmente quando comparado com a gasolina, há o fato do etanol ter menor eficiência. Para gerar a mesma energia, é necessário queimar mais combustível.

Em carros mais antigos, esse combustível também apresenta mais falhas na hora de ligar o veículo e nos primeiros quilômetros, principalmente em dias frios. Isso porque, ele precisa de temperaturas mais altas para fazer a combustão corretamente.

Gasolina: vantagens e desvantagens – Já a gasolina tem como sua principal vantagem a eficiência. Além disso, é considerada um ótimo lubrificante para o motor.

Também uma ótima vantagem da gasolina é que ela rende mais e proporciona ao motorista mais conforto na direção.

Entre os pontos negativos, está a sua origem. Por ser derivada do petróleo, a gasolina é responsável por gerar mais poluentes. O último ponto é o fato do seu preço médio ser maior que o etanol.

Qual combustível é melhor para o motor? Nos carros com tecnologia flex, a leitura de qual combustível está em uso é feita por sensores que gerenciam os dados e repassam as informações para o motor. Como os dois combustíveis têm composição distinta em relação a temperatura e oxigênio necessários para a combustão, seu consumo e sua queima são diferentes.

Há quem diga que o etanol é a melhor opção, mas que deve ser usado em forma de revezamento. A cada 5 mil quilômetros rodados com ele, é necessário abastecer com gasolina para que ela faça a limpeza de resíduos.

É preciso fazer rodízio de combustível? Acredite se quiser, muitas pessoas ainda têm esse tipo de dúvida hoje em dia. Mas a resposta, claro, é que não é preciso, em nenhum momento, realizar qualquer rodízio de combustível no seu veículo.

O que resta é economizar com o combustível: usar menos o carro ou procurar maneiras de amenizar esse custo. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudá-lo a diminuir o prejuízo no posto:
• reduza o uso do ar-condicionado;
• calibre os pneus regularmente para manter a pressão no nível adequado;
• evite frenagens e acelerações desnecessárias;
• observe as trocas de marcha e respeite a rotação do veículo.

A decisão sobre qual é a melhor opção de combustível deve ser tomada com base não somente em dados técnicos, mas com a observação do estilo de direção do motorista. Por isso, é preciso levar essas diferenças em consideração.

A proposta dos motores flex é oferecer aos motoristas a opção de abastecer com o que mais lhe convém: etanol ou gasolina. Portanto, tire da sua cabeça que por abastecer muitas vezes com etanol é necessário encher o tanque alguma outra vez com o combustível fóssil.

Agora você já sabe de informações importantes sobre etanol ou gasolina, e quando escolher um deles para abastecer. Para ficar por dentro de mais informações sobre o mundo automotivo, acompanhe as principais notícias aqui no Mecânica Online®.

Redação Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
Mercedes-Benz

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Curso Veículos Elétricos - Cursos Mecânica Online®

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação