quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Fato ou Fake sobre combustíveis aditivados

Há muitos mitos em relação aos combustíveis, principalmente quando se trata dos aditivados. Por isso, é importante saber o que é fato ou fake para beneficiar os consumidores no momento do abastecimento, seja para evitar uma manutenção fora de hora ou mesmo economizar, uma vez que a idade média da frota em circulação dos veículos no país é a maior desde 1995 — de 10 anos e 3 meses, segundo dados divulgados pelo Sindipeças.

- Publicidade -

Neste sentido, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell, explica que “com o avanço da engenharia automotiva, surgiram novos motores e tecnologias que melhoraram o desempenho dos veículos, acabando com muitos mitos de décadas atrás”. Pose explica como identificar o que é fato ou fake sobre os combustíveis aditivados.

A utilização de combustível aditivado melhora a economia de combustível

- Publicidade -

Fato — A partir da limpeza das válvulas, há uma maior facilidade no processo de combustão, melhorando assim, a economia geral do combustível. Isso significa que, com o motor mais limpo, o sistema de injeção e a queima do combustível melhoram, aperfeiçoando o seu rendimento.

Combustível aditivado “vicia” o motor

Fake — Quanto mais abastecer com combustível aditivado, melhor. O uso constante ajuda a limpar e manter o motor livre de resíduos, protege e lubrifica as partes internas em contato com o produto para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia, além de auxiliar na sua performance e desempenho. Segundo Pose, “além dos benefícios a médio e longo prazo, no caso dos combustíveis aditivados da família Shell V-Power, incluímos a tecnologia exclusiva INFINITY, que proporciona maior performance e rendimento”.

- Publicidade -

A gasolina aditivada tem cor diferente

Fato — Para diferenciar a gasolina aditivada da comum, as empresas colocam corante em sua formulação. Cada marca utiliza uma cor, o que não tem relação alguma com a qualidade do combustível. Vale ressaltar que a única cor que não pode ser utilizada é a azul, restrita à gasolina de aviação.

Montadoras não recomendam combustíveis aditivados

Fake — A maioria das montadoras recomenda o abastecimento com combustíveis aditivados, especificado no manual do proprietário.

A gasolina aditivada permite maior limpeza e proteção do motor

Fato — A gasolina aditivada otimiza a vida do motor, por conter substâncias que auxiliam na limpeza, protegendo o sistema de admissão contra a formação de depósitos, que proporcionam o benefício da redução da manutenção. Além disso, os aditivos reduzem o atrito entre as peças móveis do motor. Desta forma, quando o atrito é menor, a energia produzida não se perde no contato entre as peças.

Colocar combustível aditivado em veículo que só usa comum causa falha no motor

Fake — As falhas acontecem por conta dos resíduos acumulados no motor, que dificultam o fluxo correto de combustível. Ao abastecer com produtos aditivados, é feita uma limpeza destes resíduos pelos detergentes presentes na fórmula. “Mas não se preocupe. Os dispersantes presentes nos combustíveis aditivados têm a função de ‘quebrar’ os resíduos que se desprendem do motor em partículas microscópicas, evitando que se acumulem nos filtros”, tranquiliza Pose.

Abastecer com combustível aditivado com frequência melhora a performance do veículo

Fato — Um veículo frequentemente abastecido com combustível comum pode ter muito resíduo acumulado nas partes internas do motor. Para uma limpeza completa é preciso abastecer entre quatro e cinco tanques com combustível aditivado de qualidade. “O mais indicado é que o uso de combustíveis aditivados seja frequente, pois, além de limpar, os aditivos evitam a formação de novos depósitos de resíduos”, sugere Pose. A nova fórmula da Shell V-Power é ideal para qualquer tipo de veículo, desde os movidos a gasolina aos flex, como também os de baixa ou alta potência, pois ela evita o acúmulo de partículas que prejudicam o desempenho do motor.

Combustível aditivado não é recomendado para motos

Fake — Os motores de carros e motos têm os mesmos benefícios ao usar combustíveis aditivados. “Todos os tipos de motor passam pelo mesmo processo de limpeza quando abastecidos com combustíveis aditivados, não há diferenciação”, complementa Pose.

O combustível aditivado ajuda a reduzir a emissão de gases do efeito estufa

Fato — Quando há um aumento no desempenho do combustível, consequentemente há uma redução no seu consumo. Esse benefício promove uma redução das emissões de gases poluentes. “No caso da nova e exclusiva Shell V-Power, ela proporciona queima mais completa do combustível, por sua ação diferenciada na limpeza das partes críticas do sistema de alimentação dos motores. Dessa forma, uma combustão mais completa e eficiente colabora na menor emissão de gases de efeito estufa pelo sistema de escapamento do veículo”, explica Pose.

Todo combustível aditivado é igual

Fake — Cada distribuidora tem uma fórmula exclusiva dos aditivos adicionados aos combustíveis. “A nova gasolina Shell V-Power traz agora a tecnologia INFINITY, que entrega ainda mais performance e rendimento, promovendo o rejuvenescimento no desempenho dos motores e proporcionando uma queima mais eficiente do combustível”, finaliza Pose.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança