A Mercedes-Benz mantém sua liderança nas vendas de ônibus no Brasil.
Nos primeiros quatro meses do ano, a Empresa alcançou 62% de participação no segmento acima de 8 toneladas de PBT, percentual quatro vezes maior na comparação ao que foi obtido pelo segundo colocado no ranking de vendas.
“No volume acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, foram emplacados 2.217 ônibus da nossa marca no País, o que representa 95% a mais em relação ao mesmo período de 2017, quando chegamos a 1.138 unidades”, informa Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Estamos notando um aumento de vendas nos rodoviários e no fretamento neste início de ano. As renovações de frota das empresas de transporte de passageiros continuam puxando as vendas, tanto no urbano como no rodoviário”.
O executivo ressalta o ótimo resultado de vendas da marca nos dois segmentos de mercado.
“Entre os urbanos, foram emplacadas 1.593 unidades, o que nos dá aproximadamente 82% de participação no primeiro quadrimestre de 2018”, diz Walter Barbosa.
“Já nos rodoviários, foram cerca de 50% de participação, com 188 unidades emplacadas”.
O mercado de ônibus tem tido um melhor desempenho, motivado também, pelas modalidades de financiamento bem mais atrativas.
O Banco Mercedes-Benz oferece financiamento aos seus clientes de ônibus com opções de CDC, Finame ou Refrota.
No primeiro quadrimestre de 2018, a opção mais solicitada foi a modalidade CDC, que é pré-fixada, oferecendo aos clientes um fluxo de pagamentos fixos, sem variações.
Mercedes-Benz oferece atendimento dedicado a frotistas de ônibus – Com um atendimento especialmente dedicado aos frotistas de ônibus, a Mercedes-Benz reforça ainda mais o portfólio de produtos e serviços de pré e de pós-venda que oferece aos clientes da marca.
Uma das novidades recentes é a atuação do consultor dedicado BSP (Bus Service & Parts), que acompanha o dia a dia dos clientes a fim de ouvir todas as suas demandas.
Assim, ele pode otimizar, customizar e antecipar as soluções voltadas à operação e à manutenção dos veículos da frota.
Além do consultor dedicado BSP, uma Sprinter Unidade Móvel equipada com peças básicas e ferramentas de diagnose vai às garagens das empresas de ônibus a fim de realizar manutenção in loco, disponibilizando rapidamente a frota para o trabalho.
A presença constante de um consultor junto ao cliente cria uma valiosa oportunidade do conhecimento detalhado sobre a estrutura e as necessidades das empresas de ônibus.
“Além de fortalecer o relacionamento, isso permite que a Mercedes-Benz atue de forma ainda mais consistente em prol da excelência operacional da frota”, afirma Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.
“O consultor está ali para resolver questões técnicas e comerciais, além de oferecer peças e serviços adequados, consolidando a presença e o papel da marca como geradora de soluções para as necessidades do cliente, assegurando a sua satisfação e conquistando a sua fidelidade. ”
Mercedes-Benz oferece outras soluções para empresas de ônibus – O atendimento especializado oferecido pelos concessionários Mercedes-Benz amplia ainda mais as vantagens oferecidas às empresas de ônibus.
Por meio da Rede, os clientes têm à disposição três planos de manutenção específicos para ônibus, três linhas de peças de reposição e acessórios, assistência 24 horas e diversos outros produtos e serviços.
Atendimento customizado aumenta as vantagens para os clientes – A rede de concessionários Center Bus – atualmente, com 24 unidades nas principais praças do mercado de ônibus no Brasil – oferece atendimento customizado para frotistas do segmento de ônibus, garantindo ainda mais confiança e tranquilidade para os clientes.
Os concessionários contam com uma estrutura voltada exclusivamente para ônibus, na qual os clientes encontram uma equipe de profissionais treinados para essa finalidade, com gerentes, vendedores e assessores ao frotista.
Mercedes-Benz oferece um portfólio completo a clientes de ônibus – É da Mercedes-Benz uma das mais completas linhas de ônibus do mercado brasileiro.
Com diversos modelos de micros, ônibus convencionais, articulados e superarticulados, a Empresa oferece soluções para todas as demandas do transporte coletivo urbano, sejam em linhas troncais de sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas, como em vias alimentadoras e distribuidoras que interligam os bairros às regiões centrais.
A oferta da marca também inclui modelos para atender licitações públicas, como o programa Caminho da Escola do FNDE ou programas estaduais similares de transporte escolar.
Para o segmento rodoviário, o portfólio da Mercedes-Benz oferece vários modelos para curtas, médias e longas distâncias, bem como para fretamento e turismo.