sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Carros elétricos: beco sem saída

Pesquisas não conseguem reduzir preços nem obter desempenho exigido pelos consumidores

Carros movidos exclusivamente a eletricidade continuam sendo uma opção distante, segundo especialistas do setor automotivo. Apesar de décadas de pesquisas, desde o despertar ecológico do final dos anos 60 e da crise do petróleo da década de 1970, eles ainda não conseguem um desempenho capaz de empolgar os consumidores, ao mesmo tempo em que custam muito mais caro do que os carros convencionais.

- Publicidade -

Segundo declarações do vice-presidente da Toyota norte-americana, Jim Olson, as pesquisas para desenvolvimento dos carros elétricos chegaram a um beco sem saída e não há soluções à vista, para um futuro próximo, para problemas como a baixa autonomia, peso das baterias e custos de produção.

As declarações de Olson coincidem com a intenção do California Air Resources Board de re-instituir a obrigatoriedade de que 10% dos veículos vendidos pelos grandes fabricantes no estado da Califórnia sejam elétricos. Pela regulamentação, as empresas poderiam diminuir o percentual se venderem veículos híbridos ou motores convencionais com emissões extremamente baixas.

Segundo a Toyota, seu veículo híbrido Prius já vendeu 47 mil unidades no Japão, o que supera de longe o total de carros exclusivamente elétricos vendidos por todos os fabricantes no mundo inteiro, cerca de 30 mil.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn