quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Um novo conceito para carro multiuso

O carro-conceito Steppenwolf (lobo da estepe) está sendo apresentado pela Audi nos principais salões de automóveis do mundo. Partindo do modelo Allroad Quattro, a marca alemã desenvolveu um carro com as características de on/off road, só que em formato compacto, de três portas e quatro lugares, e com design inovador e provocante.

Embora com dimensões semelhantes às do A3 e do TT, o Steppenwolf difere visualmente pelas bitolas mais largas, linha de cintura alta e aros das rodas salientes. Essa aparência é reforçada pela curvatura achatada do teto, cinza escuro, contrastando com o tom areia do restante da carroceria.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Teto

O teto do Steppenwolf pode ser fixo, de fibra de carbono, ou removível. Neste caso, os ocupantes dispõem da liberdade de movimentos de um roadster, já que a estrutura do carro dispensou a coluna do meio, entre as portas, formando-se um amplo vão a céu aberto para os quatro ocupantes. Faróis e lanternas têm formato exclusivo, e particularmente chamam a atenção os spots instalados na parte anterior dos retrovisores.

Soluções não menos supreendentes aparecem sob o capô, onde os seis tubos de admissão do motor transversal de seis cilindros são de aço escovado, o que passa uma sensação de força e esportividade. Com 3,2 litros de cilindrada, o motor desenvolve 225 CV, o suficiente para o Steppenwolf acelerar de 0 a 100 km/h em oito segundos e alcançar a velocidade máxima de 230 km/h. Seu torque, de 320 Nm, está disponível numa extensa faixa de rotação, aumentando o prazer de dirigir na estrada e fora dela.

- Publicidade -

Verificação

À frente do motor, enfileirados, estão dispostos os bocais de verificação e complementação do óleo do motor, dos fluidos de refrigeração e da água do limpador de pára-brisa, o que tanto facilita o acesso como preserva o motor de manipulações desnecessárias. Os técnicos da Audi têm certeza de que esse será o design dos motores do futuro.

Na traseira, mais surpresas. Sob o porta-malas, uma gaveta – que normalmente abriga a roda sobressalente – pode, em vez disso, carregar o Tire Mobility System Repair Kit, um kit móvel de reparo de pneu, contendo material de vedação e compressor de 12 volts. Dessa forma, sobra ainda espaço na gaveta para a instalação de guincho elétrico ou a guarda dos estribos, fixáveis sob as portas, e que podem ser muito úteis quando a suspensão está na posição máxima.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil