sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Cummins Brasil cresce 60% em volume de motores produzidos no primeiro semestre

A Cummins Brasil está alinhada com a retomada dos mercados em que atua e registra aumento de 60% na produção de motores, com um total de 22 mil unidades produzidas no primeiro semestre de 2018.

O segmento automotivo representou avanço de 59% no mesmo período e o crescimento foi positivo também no segmento de ônibus (+75%), construção (+58%), geradores (+39%), entre outros.

- Publicidade -

Com participação significativa no mercado automotivo nacional, a Cummins Brasil equipa atualmente 57% dos caminhões Light Duty, 67% do segmento de médio porte (Mid Range) e 11% dos pesados (Heavy Duty).

No acumulado de 2018, a projeção da companhia é elevar a produção de motores entre 40% e 45%, levando em consideração um segundo semestre mais aquecido economicamente.

“A Cummins Brasil segue fortalecida. Fizemos reestruturações responsáveis e conseguimos atender à demanda incorporando mão de obra na medida em que os volumes cresceram. Apesar de um cenário de incertezas – grau de confiança, eleições, variação cambial etc. -, continuamos moderadamente otimistas, com plena consciência de que já superamos o pior momento”, comenta Luís Pasquotto, vice-presidente da Cummins Inc., presidente da Cummins Brasil e responsável pela Unidade de Negócios de Motores da Cummins na América Latina.

- Publicidade -

Produtos – Um dos grandes destaques do segmento automotivo em 2018 foi a nova aplicação Cummins no Ford Cargo Power, dotado de motorização ISB 6.7 com maior potência e economia.

Para atingir os 310 hp de potência e torque de 1.100 Nm, a engenharia da Cummins desenvolveu soluções a partir do turbo Holset, desenvolvido pela Cummins Turbo Technologies, que teve sua vazão de ar e torque máximo revisados. Outra melhoria foi a otimização da combustão do motor.

Na linha VW, os caminhões Delivery – equipados com motores ISF 2.8 e 3.8, turbos, filtros e sistema de pós-tratamento Cummins – continuam se destacando no mercado brasileiro e internacional, onde as exportações apresentam crescimento.

- Publicidade -

Com as soluções Cummins, o modelo oferece desempenho superior e economia de combustível.

No Brasil e na Argentina, a Cummins também equipa 100% dos ônibus e caminhões Euro5 fabricados pela Agrale.

Resultados mundiais e investimentos – A Cummins Inc., por sua vez, registrou recorde de faturamento no segundo trimestre de 2018 (US$ 6,1 bilhões e aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2017) e avança a passos largos após assumir um novo posicionamento em suas operações globais.

Presente em 197 países, a companhia segue fortalecida para atender seus clientes com a tecnologia certa, no momento certo, de acordo com a visão da empresa: inovar para impulsionar o sucesso de seus clientes.

Como parte da estratégia, a companhia tem realizado investimentos significativos em eletrificação e sistemas digitais; criou uma nova Unidade de Negócios, a Electrified Power (EPBU), e realizou a compra de três empresas do segmento, sendo duas fabricantes de baterias, a Brammo e a Johnson Matthey, de baixa e alta potência, respectivamente, além da mais recente, baseada no Vale do Silício, na Califórnia, a Efficient Drivetrains, Inc. (EDI), especializada na integração de trem de força.

“A Cummins Inc. divulgou recentemente um investimento U$ 500 milhões em eletrificação previsto para os próximos três anos.

Somos uma empresa que há 100 anos é líder em soluções de powertrain e integração veicular com conhecimento profundo das necessidades de nossos clientes.

A inteligência nos negócios de motores nos favorece para desenvolver a eletrificação e a nossa missão é a de ser líder também neste segmento, provendo hardware, softwares e inteligência como ninguém”, afirma Pasquotto.

A Cummins vai oferecer uma gama de soluções em powertrain seja em diesel, biocombustiveis, gás natural ou biogás, híbridos ou elétricos, incluindo o lançamento de novas soluções Euro6 para mercados emergentes.

“Ao mesmo tempo em que desenvolvemos novas tecnologias, nosso DNA é de inovação e vamos seguir investindo no aperfeiçoamento dos motores a combustão para que sejam ainda mais limpos e eficientes. Nosso objetivo é oferecer a solução mais adequada e sustentável com foco no sucesso de cada cliente independente de seu negócio, sua região e disponibilidade de energia”, comenta Pasquotto.

Alinhada às estratégias globais, a Cummins Brasil investiu R$ 400 milhões desde 2015 em engenharia, produtividade, ergonomia, melhorias e desenvolvimento de produto.

A fábrica de Guarulhos (SP) foi modernizada com novas salas de testes para ganhos de produtividade, segurança e qualidade.

A Cummins entregou a tecnologia Euro VI para o mercado europeu em 2014 e, desde então vem modernizando e aperfeiçoando uma nova plataforma de motores para inserir nos mercados emergentes.

Para isso, alocou um time da engenharia brasileira integrada com o desenvolvimento global com o objetivo de modernizar e aperfeiçoar os motores Euro6, tornando-os mais acessíveis, eficientes e confiáveis.

A previsão para a entrega do Euro VI no México e China é em 2021, sendo que no mercado brasileiro as discussões do Rota 2030 sinalizaram como sendo em 2023.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn