sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Protótipo de display 3D apresenta usabilidade mais segura e intuitiva para motoristas

Com a popularização dos displays touchscreen nos painéis dos carros, as montadoras passaram a oferecer a tecnologia de fábrica.

- Publicidade -

Hoje, é possível até mesmo espelhar o conteúdo do seu smartphone na tela, possibilitando o uso de aplicativos de música, GPS e outras funções, como ligação e envio de mensagem.

Entretanto, utilizar o dispositivo enquanto dirige pode ser um risco, podendo ocasionar acidentes de trânsito, da mesma forma que utilizar o celular.

Para facilitar o uso e tornar a experiência mais prática e segura, a Continental desenvolveu o 3D Surface Display, protótipo com pontos de alto relevo, tornando o uso mais intuitivo e diminuindo a necessidade de atenção visual.

Com elementos em alto-relevo e sensíveis ao toque, é possível distinguir de forma tátil a localização de cada botão virtual, permitindo ter o controle do volume da música e temperatura ou intensidade do sistema de ar, por exemplo, sem precisar desviar a atenção do trânsito e olhar para o dispositivo.

- Publicidade -

Estes comandos podem ser acionados sem a necessidade de sair do menu exibido naquele momento, facilitando ainda mais sua usabilidade e garantindo uma experiência diferenciada.

“Com grande foco em inovação e tecnologia, a Continental criou um dispositivo que integra três elementos essenciais: design, segurança e experiência diferenciada ao usuário. Além do visual moderno e atrativo, sua utilização fará com que seja possível estar conectado com os dispositivos digitais do veículo sem precisar competir atenção com o trânsito, objetivo principal do produto”, afirma Frank Rabe, head da unidade de negócios Instrumentation & Driver HMI da divisão Interior da Continental.

Precisão para cada comando-Para evitar que qualquer comando seja acionado acidentalmente, a tela também mede a intensidade do toque, tornando seu funcionamento ainda mais assertivo.

Além disso, uma leve e rápida vibração passa ao condutor um alerta quando seu dedo encosta em determinado botão virtual, facilitando a distinção de cada um sem o contato visual.

Tecnologia premiada-Apresentado pela primeira vez na CES 2018, evento que acontece anualmente em Las Vegas, nos EUA, o protótipo foi premiado como melhor inovação na categoria “Áudio e Vídeo no Veículo”.

- Publicidade -

Logo depois, recebeu outro prêmio no German Innovation Award dentro da categoria que contempla soluções inovadoras para o interior dos carros.

“Ainda não existe uma previsão de lançamento para o consumidor final, mas estamos trabalhando para aprimorar e entregar um produto final totalmente inovador em todos os sentidos quando se fala de tecnologia automotiva”, complementa Rabe.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança