As vendas globais da McLaren Automotive, fabricante britânica de carros esportivos e supercarros de luxo, subiram para 4.806 carros em 2018, uma alta de 43,9% em relação ao ano anterior.
Este é outro recorde para a empresa, cujas vendas aumentaram a cada ano desde sua formação em 2010.
A América do Norte, maior mercado individual da McLaren com mais de um terço das vendas globais, superou a marca de 5.000 carros vendidos desde o início das vendas em 2011 e alcançou mais um ano de crescimento recorde.
As vendas na Europa cresceram 44,2%, mas o maior salto foi observado na China, com crescimento de 122,5% após a introdução do 570S Spider e do 720S.
Atualmente, a China responde por quase 7% das vendas globais.
Em seu mercado “doméstico”, o Reino Unido, a McLaren permaneceu forte, alcançando um crescimento ano-a-ano de 49,2%.
Durante o verão europeu, a empresa comemorou a construção de seu 15.000º carro no McLaren Production Center (MPC) em Woking, Surrey, onde todos os seus carros são montados à mão, e atingiu de maneira consistente a marca de mais de 20 carros produzidos por dia, exportados para mais de 30 mercados.
O MPC também construiu seu mais variado mix de produtos, incluindo exemplos de cada uma das consagradas séries de veículos oferecidas pela empresa -Sports, Super e Ultimate.
Além do 600LT e do McLaren Senna, a empresa também lançou os dois primeiros de 18 novos produtos ou derivados sob o plano de negócios Track25, de 1,2 bilhão de libras: o Speedtail, totalmente vendido, e mais recentemente o 720S Spider.
O crescimento foi apoiado por um aumento no número de concessionários, com inaugurações nos Estados Unidos (em Bellevue, no estado de Washington, e Troy, em Michigan), um segundo endereço adicionado em Tóquio, além de novos endereços em São Paulo, Guangzhou (China), Leeds e Hatfield (ambos no Reino Unido).
A marca agora é vendida em 32 mercados com as adições de Riga (Letônia) e Varsóvia (Polônia).
A McLaren Special Operations (MSO), divisão sob medida da McLaren, responsável pelas personalizações, também teve um ano movimentado.
Mais clientes estão optando por adicionar toques de luxo adicionais e exclusivos a seus carros, o que fez com que a carteira de pedidos da MSO triplicasse em um ano.
Em novembro, o Duque e a Duquesa de Cambridge e o príncipe herdeiro do Bahrein abriram a segunda instalação da empresa, o McLaren Composites Technology Centre (centro de tecnologia de materiais compostos), resultado de um investimento de 50 milhões de libras, na região de Sheffield.
Ele ajudará a empresa a inovar e produzir estruturas de fibra de carbono que lhe permitirão entregar os produtos mais leves da categoria e ganhar o que o CEO Mike Flewitt descreveu como a nova “corrida pelo baixo peso” no lugar da tradicional “corrida de potência”, essencial à medida que a empresa ruma para produzir carros esporte e supercarros 100% híbridos até 2024.
Isso porque soluções mais sustentáveis tendem a ser mais pesadas do que as tradicionais motorizações a combustão.
“As vendas recordes destacam o que foi o ano de 2018 para a McLaren Automotive: mais de 4.800 carros deixaram o nosso Centro de Produção. Isso se compara aos 1.650 em 2015, mostrando a notável expansão em apenas três anos, enquanto trabalhamos para consolidar o crescimento para 6.000 carros por ano no final do nosso plano de negócios Track25. Em 2018, alcançamos nossa mais ampla oferta de produtos, lançando produtos diferenciados e de sucesso mundial, como o 600LT e os dois primeiros carros do nosso plano de negócios Track25 nas formas sublimes do Speedtail e do 720S Spider, ambos entusiasticamente bem recebidos pelo mercado.
“Acreditamos que estamos bem posicionados em 2019 com uma distribuição de mercado global e portfólio de produtos diversificado. Nosso otimismo é impulsionado pelo fato de já termos um forte banco de pedidos para este ano e um produto empolgante, alinhado à perspectiva de ver nosso novo carro de corrida 720S GT3 chegar às pistas com as equipes clientes pela primeira vez. Ao mesmo tempo, buscamos fortalecer as ligações entre o histórico de corridas do nosso fundador e os nossos carros de produção.
“Também temos agora um maior controle sobre o nosso componente principal: o chassi de fibra de carbono no coração de todos os nossos carros, que dá a eles – e aos nossos clientes – uma vantagem de desempenho única. Nossas novas instalações do MCTC chegam à plena produção no final deste ano, à medida que trabalhamos sob o Track25 para tornar totalmente híbridos nossos carros esportivos e supercarros até 2025.” – Mike Flewitt, CEO da McLaren Automotive.
Em 2018, a McLaren passou a ser representada no Brasil pela McLaren São Paulo, pertencente ao Grupo Eurobike.
As operações foram iniciadas em maio e os números de vendas da importadora em seus oito meses de operação até o momento serão anunciados em breve.