A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais MAN e Volkswagen, atingiu o recorde de 100 mil cursos realizados para profissionais da rede de concessionárias e de clientes somente no ano de 2014, o que representa um crescimento de 900% com relação ao ano anterior. A estratégia se traduz em atendimento cada vez mais especializado e qualificado para os clientes no pós-vendas, negócio no qual a montadora avança em média 20% ao ano.
A implantação de cursos e-learning, ou seja, realizados pela internet, foi a grande responsável pelo salto no número de treinamentos. Outras mudanças como a expansão de assuntos e a ampliação dos públicos atendidos também contribuíram para o resultado. Cerca de oito mil pessoas foram diretamente beneficiadas com essa onda de qualificações. No total em 2014, foram mais de 200 mil horas de treinamento abrangendo 75 temas diferentes.
Os mais solicitados estão nas áreas técnicas, comercial e administrativa. Além do público das concessionárias, no módulo de Condução Econômica e Direção Defensiva, realizado para motoristas de frotistas clientes, foram mais de 2.600 profissionais treinados. Os números englobam ainda capacitações realizadas para importadores por toda a América Latina, Oriente Médio e África.
Para se ter ideia, somente nas capacitações mais técnicas, voltadas a produto, o avanço foi de 180% nos últimos cinco anos. Nos relacionados a atividades de apoio e organizacionais nas concessionárias, o crescimento é de 150% no mesmo período. Esses resultados refletem uma estratégia de longo prazo da MAN Latin America e os impactos vão além dos números.
“Temos diversos clientes para os quais nossa política de qualificação é fator de decisão de compra. Soma-se a isso a percepção de uma rede cada vez mais qualificada. E não vamos parar por aqui. Já estamos em preparação para mais temas e também para expandir os cursos e-learning a outras línguas”, explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
Nova estruturação sustenta o crescimento
Como parte dessa estratégia de cada vez mais profissionalizar sua rede, a MAN Latin America criou trilhas de formação por cargo e função dentro dos quadros operacionais das concessionárias, nas quais estabelece pré-requisitos e uma grade curricular que todos os colaboradores devem seguir ao longo de sua carreira. Treinamentos básicos e informativos passam a ser ministrados online. Já os mais complexos, que necessitam de prática, como os ligados à argumentação de vendas e à manutenção dos caminhões em si, bem como os que buscam promover mudanças comportamentais ou de gerenciamento ocorrem presencialmente.
Por trás de todo esse crescimento há uma grande estrutura de administração e gerenciamento montada. Um portal exclusivo permite que a rede de concessionárias acesse todos os conteúdos online dos treinamentos e-learning, gerencie o nível de capacitação dos seus profissionais através das trilhas de conhecimento e realize toda a calendarização das participações em treinamentos de forma autônoma.
Já para os treinamentos presenciais, a empresa conta com um Centro de Treinamento totalmente equipado com os recursos necessários para os mais diversos tipos de aplicação, além de quatro Unidades Móveis de Treinamento — caminhões preparados com os mesmos recursos do Centro de Treinamento, o que os tornam verdadeiras escolas móveis para deslocamento até concessionárias e clientes onde realizam capacitação in locco. Há ainda parceria com o Senai em todas as regiões do Brasil.