Com o aceno do Governo Federal na busca de oferecer um menor valor no metro cúbico do Gás Natural Veicular, é normal que os fabricantes automotivos busquem oferecer alternativas para facilitar a vida do consumidor que busca utilizar o GNV como fonte de energia para seu veículo.
É importante citar que o GNV também terá uma importante expansão em sua oferta no Brasil. As reservas de pré-sal colocaram o País como o sexto maior detentor de reservas de gás no mundo, com novas fontes de extração e ampliação da rede de distribuição em todo o território nacional.
A Fiat larga na frente ao disponibilizar em sua linha o Grand Siena 1.4, dotado de motorização flex e preparado de fábrica para receber kit GNV, com a manutenção da garantia original de um ano para kits de quinta geração instalados por convertedores certificados pelo INMETRO.
É importante atentar que não se trata do Siena Tetrafuel, modelo que era vendido pela marca e já vinha de fábrica com o kit instalado. A grande vantagem agora fica por conta da manutenção da garantia do veículo mesmo após a instalação do kit pela convertedora certificada.
Outra vantagem do Grand Siena é sua capacidade de 520 litros no porta-malas, permitindo um bom espaço para bagagens mesmo depois da instalação dos cilindros de GNV. Normalmente são utilizados dois cilindros que totalizam 15 metros cúbicos de volume de GNV, o que garante uma boa autonomia na cidade.
Mecânica Online – Fiat Grand Siena Attractive 1.4 é o único veículo disponível no mercado que já traz de fábrica motor preparado para o GNV.
Entre as modificações podemos citar:
- Cabeçote do motor tem válvulas e sedes de válvulas que são produzidos com material mais resistente e com nova geometria;
- Coletor de aspiração foi projetado para receber na posição correta os bicos injetores de gás.
Essas modificações resultam em mais segurança, durabilidade e confiabilidade para a conversão e também para a vida útil do motor, pois melhora o enchimento na câmara de combustão e a formação da mistura ar combustível.
Lançado a partir de R$ 54.990,00, o Novo Grand Siena, que já foi apontado como o sedan com melhor custo de manutenção, apresenta uma das menores despesas por quilômetro rodado do mercado e permite a recuperação do valor investido no Kit GNV em até seis meses – considerando uma rodagem de três mil quilômetros por mês e dependendo do preço dos combustíveis.
Entre os destaques, está a vantagem da manutenção da garantia original de fábrica.
No Novo Grand Siena, ela é de um ano para o veículo total e de três anos para motor e câmbio quando a venda for pela Rede de Concessionários Fiat.
Pacote de equipamentos de série – O modelo oferece ar condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros com one-touch e sensor antiesmagamento, lane change (função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa), computador de bordo, predisposição para rádio, alertas de limite e manutenção programada de velocidade, faróis biparábola e follow me home.
“O Grand Siena já é um produto consagrado da Fiat, especialmente entre os profissionais. O Novo Grand Siena Attractive 1.4 preparado de fábrica para a instalação do kit gás, mantendo a garantia original após a instalação, o torna ainda mais atrativo ao oferecer o menor custo por quilômetro rodado entre os veículos de sua categoria e faixa de preço”, afirma Herlander Zola, Head do Brand Fiat para a América Latina e diretor comercial da marca para o Brasil.