sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

ZF apresenta o primeiro sistema de airbag lateral externo pré-colisão do mundo

As colisões de impacto lateral estão entre os tipos mais perigosos de acidentes de trânsito, contabilizando cerca de 700 fatalidades por ano e aproximadamente um terço de todas as mortes de ocupantes nas estradas alemãs.

Com base em dados estatísticos como esse, a ZF desenvolveu um novo protótipo de sistema de segurança pré-colisão que utiliza-se de um airbag lateral externo que pode ser acionado em milissegundos antes de uma colisão.

- Publicidade -

Trata-se de uma tecnologia que proporciona uma zona de deformação lateral adicional no veículo, que pode ajudar a salvar vidas e reduzir a gravidade das lesões dos ocupantes em até 40%.

Para tornar isso possível, a ZF interligou os airbags aos sistemas de sensores do veículo e desenvolveu algoritmos capazes de prever a iminência de uma colisão e decidir pelo acionamento ou não do airbag.

A ZF fez uma demonstração, em Memmingen, Alemanha, do protótipo do primeiro sistema de segurança pré-colisão do mundo com um airbag lateral externo.

- Publicidade -

“Destacamos que este sistema de segurança tem o potencial de reduzir significativamente a gravidade das lesões dos ocupantes em casos de colisões de impacto lateral”, explica Uwe Class, Head do Departamento de Sistemas de Mobilidade Segura, da equipe de Engenharia Avançada da ZF.

A ZF é atualmente a única empresa a fornecer um completo sistema de tecnologia integrada de segurança de veículos – desde sistemas de sensores, algoritmos e unidades de controle até atuadores ativos e passivos.

“Nosso profundo entendimento de todo o processo ‘Ver. Pensar. Agir.’ nos permite conceituar e realizar soluções integradas de segurança de veículos, como o novo sistema de segurança pré-colisão”, diz Class.

- Publicidade -

Do reconhecimento ao acionamento em  um piscar de olhos-O maior desafio para o desenvolvimento deste sistema foi o de reconhecer  de forma confiável uma colisão inevitável e assegurar o acionamento do airbag lateral externo antes do choque.

O sistema tem cerca de 150 milissegundos para tomar a decisão de acionar o airbag e preenchê-lo – aproximadamente o tempo que uma pessoa leva para piscar.

Os sensores do veículo precisam em primeiro lugar identificar um impacto potencial com rapidez e precisão.

Isso é possível por meio de câmeras conectadas, radar e LiDAR (Light Detecting And Ranging).

No software do sistema, algoritmos preveem se uma colisão é inevitável ou não e decidem se o acionamento do airbag é necessário e benéfico.

Se todas essas respostas forem afirmativas, o sistema inflará o airbag, que tem  uma capacidade entre 280 e 400 litros (de cinco a oito vezes o volume de um airbag para motorista), dependendo do veículo.

Neste caso, o airbag expande-se para cima a partir da soleira lateral para formar uma zona de deformação adicional na área da porta, entre as colunas A e C.

Reduzindo o risco de ferimentos-Numa colisão de impacto lateral, os ocupantes posicionados no lado de um possível impacto correm um risco particular de ferimentos graves na área do tórax, caso a cabine do passageiro seja gravemente deformada.

O sistema de segurança pré-colisão da ZF tem a capacidade de reduzir a penetração do outro veículo em até 30%, ajudando a reduzir significativamente o risco de lesão dos ocupantes.

A informação preditiva sobre uma colisão inevitável também ajuda a melhorar ainda mais a eficácia da tecnologia de segurança padrão estabelecida.

Por exemplo, o Retrator de Controle Ativo ACR8 pode avisar os ocupantes ou ajudar a protegê-los em uma posição segura nas frações críticas de um segundo antes de uma colisão.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn