sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Glocar, o carro que muda de cor à vontade do dono

Nem todos os Ford Modelo T foram pretos – na realidade, apenas aqueles feitos de 1914 a 1925 eram dessa cor, a única que secava em tempo razoavelmente curto. Agora, o novo sistema-conceito da Ford pode lidar com qualquer cor – desde que não seja preta.

- Publicidade -

O Glocar, foneticamente Glow e Car, carro que brilha, pode gerar qualquer cor, mimetizando o ambiente a seu redor ou simplesmente atendendo aos desejos de seu motorista.

O Glocar possui carroçaria em painéis de plástico translúcido e usa luzes LED para mudar a cor, a intensidade e a freqüência cromática desses painéis gerando mudanças cosméticas e de grandes benefícios de segurança. O chassi espacial e as extrusões e fundidos da parte mecânica são em alumínio.

As estatísticas indicam que mais de 60% dos acidentes ocorrem em cruzamentos e junções à noite, e o Glocar, percebendo eletronicamente a radiação eletromagnética da luz de outro veículo que esteja chegando muito perto, aumenta a intensidade luminosa de seus painéis externos, sinalizando ao outro condutor que mantenha distância de segurança.

A chave para uma maior segurança nesses casos é ser visto. Mesmo no mais intenso escuro, o Glocar é visível de todos os ângulos, não apenas de frente (por seus faróis) ou de trás (por suas lanternas), mas também de lado: toda a sua traseira funciona como luz de freio, e toda a sua lateral como pisca-pisca.

- Publicidade -

A energia elétrica para esse esbanjamento de luzes vem da tecnologia de células de combustível.

O Glocar não precisa de pintura, eliminando um processo caro, intensivo de mão de obra, de muita potencial emissão ambiental, reduzindo a complexidade de ‘casar’ o interior de um automóvel com sua pintura externa e simplificando sobremaneira o processo de manufatura.

O Glocar foi criado após os resultados de extensas pesquisas técnico-sócio-culturais, que determinaram cinco cenários para o futuro: o universo expandido, a sociedade mosaica, a sociedade experimental, a sociedade sustentável e a sociedade filantrópica.

Laurens van den Acker, designer-chefe do Grupo de Imagem da Marca Ford diz que esses cenários foram utilizados para antecipar as necessidades futuras de nossos clientes e fornecer respostas aos desafios que a indústria automotiva poderá enfrentar.

Baseados neles, os designers exploraram as tendências prováveis envolvidas, as principais sendo segurança e sustentabilidade.

- Publicidade -

O Glocar projeta uma imagem de inteligência, preocupação, leveza e segurança, e tira a posição do carro de agressor para protetor. Imaginem uma cidade brilhando com centenas de Glocars, com automóveis mais inteligentes e otimistas.

O Glocar pode ser visto até 25 de janeiro do ano que vem no Museu Nacional do Design Cooper-Hewitt, do Instituto Smithsoniano, em Washington, como parte de exibições do design contemporâneo chamadas de National Design Triennial.

Criado no segundo trimestre do ano passado, só agora saiu dos estúdios avançados e está sendo mostrado ao público em geral.

É o único automóvel entre 80 trabalhos mostrados como objetos, modelos, fotos, filmes e esboços, que celebram as inovações técnicas, a evolução artística e o impacto cultural do design.

TECHTalk

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança