quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Honda comemora produção de 300 milhões de motocicletas

Após 66 anos, desde que começou a fabricar motocicletas, a Honda Motor Co. Ltd. anuncia a produção de 300 milhões de unidades em todas as fábricas da marca globalmente. O marco foi protagonizado por uma Gold Wing 2015, modelo ícone da Honda, símbolo de status, luxo e segurança e única do mundo equipada com airbag.

- Publicidade -

Para comemorar a conquista, foi realizada uma cerimônia na primeira fábrica de motocicletas da marca, em Kumamoto, no Japão. “Graças ao apoio de nossos clientes e de todas as pessoas envolvidas, a Honda foi capaz de atingir a marca histórica de 300 milhões de unidades. Vamos continuar a fornecer produtos que agradam os nossos clientes em cada país e região do mundo em que estamos presentes”, ressaltou Takanobu Ito, presidente da Honda Motor Co.

20 milhões de motocicletas produzidas no Brasil – Somente no Brasil, a Honda já produziu 20 milhões de motocicletas. O marco aconteceu dia 4 de agosto de 2014, quando a Moto Honda da Amazônia fabricou uma CG 150 Titan 2015, recém-lançada versão do modelo que faz parte da história da marca e da vida de milhões de brasileiros.

Com capacidade para produzir 2 milhões de motocicletas ao ano, a Moto Honda da Amazônia, inaugurada em 1976, é a maior fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo e tornou-se um dos maiores empreendimentos do Polo Industrial de Manaus, além de ser referência mundial em verticalização.

A Honda possui 80% do mercado nacional de duas rodas e é, em números absolutos, a segunda maior fabricante de veículos automotores do país (carros, caminhonetes, ônibus, caminhões, tratores, motocicletas, embarcações e aeronaves).

- Publicidade -

Atualmente, são produzidos na fábrica de Manaus 26 modelos de motocicletas, de 100 a 1000cc, além de quadriciclos e motores estacionários. Além disso, a empresa também comercializa no Brasil nove modelos importados de até 1.800 cilindradas.

Esse amplo line-up, que aumenta a cada ano, tem o intuito de oferecer opções a todos os perfis de consumidor, seja para utilização no lazer, esporte, locomoção ou trabalho.

A Honda no mundo – A Honda Motor Co. Ltd. produziu, em agosto de 1949, o primeiro protótipo de motoneta, o modelo Dream D. de 98 cc com motor de dois tempos. Em 1951, a moto vendia cerca de 130 unidades por dia, comprovando o sucesso da empresa em apostar neste tipo de veículo.

Para atender à demanda crescente de clientes em todo o mundo, a empresa cruzou a fronteira para inaugurar, em 1959, sua primeira unidade no exterior: a American Honda Motor Co., nos EUA, onde popularizou o uso da motocicleta.

De lá, espalhou-se rapidamente para diversos países europeus, iniciando a produção fora do Japão em 1963, na Bélgica. Desde então, a Honda vem ampliando sua produção local para muitos países ao redor do mundo com base no compromisso de “produzir próximo aos clientes”. Hoje, a marca conta com 33 fábricas de motocicletas em 22 países e vendeu cerca de 16,80 milhões de unidades em 2013.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança