sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz comemora 60 anos de Brasil

Por Roberto Nasser – Mercedes-Benz inicia comemorar 60 anos de operação no Brasil. História rica, pioneirismos como a fabricação de motores e ônibus – o então revolucionário monobloco -, fábricas em São Bernardo do Campo, Campinas, onde produziu ônibus, e Juiz de Fora, MG, para o Classe A e hoje se aplica aos caminhões.

- Publicidade -

Fabricante foi a terceira indústria de automóveis a se fixar em São Bernardo do Campo, então lugar de fazendas, cerâmicas e algumas pequenas indústrias de móveis. Na prática era a primeira marca, pois as demais, Brasmotor e Varam eram representantes autorizados a fazer montagem. Antes do governo JK, tendo na indústria automobilística um dos espelhos de seu sucesso, vazou o primeiro motor diesel no país, e logo após, com a legislação baixada para organizar o setor e atrair investidores, foi um dos projetos aprovados pelo GEIA, grupo encarregado de analisar propostas de nacionalização de produtos.

Quem estuda e se interessa pela história da indústria automobilística no Brasil sabe, a vinda da Mercedes representou muito mais relativamente à dezena de marcas aqui se implantando naquela época. Era tempo de empresas com problemas buscando solução em mercados virgens, e Ford, Chevrolet e International, aqui desde o início do século, eram apenas grandes agregadoras de peças importadas. A Mercedes, então com mais de meio século e profundas marcas no caminho representou a vinda de marca sólida, em atividade industrial em espectro sem similar no país àquela época.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança