sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

LORD fornece adesivo para a fabricação da Fiat Toro

Especialista no desenvolvimento de adesivos e coatings de alta performance, a LORD, subsidiária local da norte-americana LORD Corporation, é a fornecedora do adesivo para o processo de grafagem do capô – dobra e união das chapas de metal – da picape Fiat Toro, novo veículo montado pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA), na cidade de Goiana (PE).

- Publicidade -

Denominado Versilok® 265/254, o adesivo substitui com muitas vantagens a solda usualmente empregada nesse tipo de aplicação. “Aumenta o índice de vedação e reduz o peso da peça, mas mantém o mesmo nível de resistência mecânica”, afirma Paulo Pedrosa, engenheiro de desenvolvimento de negócios da LORD na América do Sul.

O uso do adesivo também confere melhorias estéticas, ressalta Pedrosa, bem como maior estabilidade dimensional ao capô. “Por se tratar de um adesivo acrílico, cuja cura acontece em temperatura ambiente, não há necessidade de aquecer o produto para promover a adesão, evitando assim a dilatação e deformação da peça. Isso também significa uma etapa a menos de processo e, portanto, custo produtivo menor em comparação aos outros tipos de adesivos”, ele explica.

Em 2015, a FCA passou a utilizar o adesivo Versilok® 265/254 na grafagem do capô do Renegade – a montadora também detém a marca Jeep. “Os excelentes resultados obtidos com a aplicação do produto da LORD no Renegade fizeram com que a FCA decidisse utilizá-lo agora na picape Toro”.

A montadora também emprega em outras fábricas que opera ao redor do mundo o adesivo da LORD na grafagem de componentes de diversos modelos, a exemplo dos veículos da Maserati.

- Publicidade -

No Brasil, o Versilok 265/254® também pode ser encontrado no Mistubishi ASX – é usado na adesivação do capô, portas e tampa do porta-malas. “No momento, estamos participando do processo de homologação do adesivo em um novo modelo de SUV que a FCA deve lançar em meados de 2017”, completa Pedrosa.

Com matriz em Cary (EUA), a LORD Corporation opera desde 1972 uma fábrica em Jundiaí (SP). Fundada em 1924, desenvolve adesivos, coatings, sistemas de controle de vibração e ruído e tecnologias de sensoriamento para os mercados automotivo, aeroespacial e defesa, óleo/gás e industrial.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança