sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Subaru apresenta nova plataforma global de veículos

A SUBARU, fabricante de veículos pertencente à Fuji Heavy Industries Ltd. (FHI), apresentou as principais evoluções da sua nova plataforma, denominada SUBARU Global Platform, atualmente em desenvolvimento e que será a estrutura básica utilizada a partir da próxima geração de veículos da empresa.

- Publicidade -

Ela integra as iniciativas da marca SUBARU no plano de gestão de médio prazo da empresa, “Prominence 2020”, anunciado em 2014, juntamente com o motor Boxer – de cilindros horizontalmente opostos -, sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (AWD) e tecnologia EyeSight – dispositivo de segurança que identifica proximidade de obstáculos e pedestres.

A SUBARU Global Platform foi projetada considerando as necessidades futuras e olhando além de 2025. Por isso, entre as suas principais características se destacam: significativos aprimoramentos no desempenho geral do veículo; elevado nível de segurança e flexibilidade – pode ser utilizado no desenvolvimento de todos os modelos, incluindo, no futuro, veículos elétricos.

A maior evolução de desempenho na história da SUBARU – A nova plataforma tornará possível um novo tipo de experiência de condução, apelando diretamente para os sentidos e oferecendo incomparável conforto, tudo isso apoiado por excelentes desempenho e especificações.

A SUBARU Global Platform refinará ainda mais a sensação dinâmica dos modelos da marca em três áreas:

- Publicidade -

Estabilidade em linha reta: a nova plataforma amplia a rigidez da estrutura e chassi (70% a 100% de aumento em relação aos modelos atuais), incorpora substanciais evoluções ao sistema de suspensão e permite alcançar um centro de gravidade ainda mais baixo.

Tudo isso proporciona uma condução com respostas precisas aos comandos do motorista.

Redução de ruídos e vibrações: a estrutura otimizada e junções mais rígidas, permitem que a nova plataforma apresente uma melhora de 70% em sua rigidez, quando comparada com os atuais modelos. Essa característica distribui a ressonância e distorção ao longo de toda a estrutura, reduzindo as vibrações no volante, assoalho e bancos.

Conforto: a SUBARU Global Platform aumenta a rigidez das suspensões, melhorando a absorção de impactos e proporciona uma condução confortável, independente das irregularidades nas superfícies.

Ao montar a barra estabilizadora traseira diretamente na estrutura, a nova plataforma reduz em 50% o “rolamento” da carroceria do veículo, ao compararmos com os atuais modelos.

- Publicidade -

Elevado nível de segurança – No que se refere à segurança ativa, a nova plataforma global possibilita um centro de gravidade 5 mm mais baixo do que a encontrada na atual gama de veículos.

Conciliado com as grandes melhorias na rigidez e a evolução do sistema de suspensão, esse novo centro de gravidade torna possível uma experiência de condução que privilegia a estabilidade, oferecendo, assim, condições para que o motorista evite situações perigosas.

A segurança passiva também merece destaque. Graças a uma estrutura que permite absorção mais eficiente das energias decorrentes de uma colisão e ao aumento da rigidez, resultante da ampliação do uso de aço de alta resistência, incluindo materiais formados pelo método de prensagem a quente, a absorção de impacto foi melhorada em 40% em relação a linha vigente.

A plataforma tem potencial para oferecer os mais altos níveis mundiais de segurança em colisões, mesmo no ano de 2025.

 

Uma plataforma flexível – A SUBARU Global Platform permitirá a equipe de profissionais da marca planejar, de uma só vez, as principais configurações de todos os veículos. Outra vantagem é a sua flexibilidade, já que será possível ajustar as especificações básicas para atender as exigências de diferentes modelos.

A nova plataforma permite a adaptação a diversos tipos de motorização: gasolina, híbrido, híbrido plug-in, elétrico e outras unidades de força movidas por energia alternativa, para o qual a demanda deverá aumentar nos próximos anos.

Ela também aumentará a eficiência da produção ao tornar possível a produção de componentes da plataforma em um único local.

O novo conceito trará ainda benefícios de integração entre as fábricas da empresa no Japão e nos Estados Unidos, tornando mais fácil a produção de modelos diferentes na mesma linha de montagem.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança