quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

Manutenção preventiva de máquinas agrícolas pode ser feita diariamente

A manutenção preventiva é muito importante para garantir vida longa aos equipamentos agrícolas no campo. Por isso, é importante fazer a checagem diária dos componentes do motor, como os filtros de ar, combustível, radiador de água, óleo do motor, bombas hidráulicas e da cabine, correias, além da checagem diária na calibragem dos pneus.

- Publicidade -

“Levando em consideração as horas trabalhadas, o tipo de solo e a atividade realizada pelo equipamento, também é importante contar com o auxílio de um especialista em manutenção, com o objetivo de evitar quebras inesperadas no campo”, revela Paulo Acosta, gerente comercial da TVH-Dinamica.

Acosta conta também que cuidar dos equipamentos na entre safra contribui para evitar paradas inesperadas.

“A sua periodicidade depende do uso da máquina e das horas trabalhadas, por isso, é recomendável seguir as recomendações contidas no manual do fabricante, que orienta as revisões em cada período. Vale salientar que o produtor deve fazer uma revisão em todos os itens do motor, filtros, correias e mangueiras e fazer a substituição destas peças quando apresentam desgaste. Verificar a calibragem e os sulcos dos pneus para ver se estão em bom estado e substituí-los se necessários, assim como os componentes de suspensão”, comenta.

Para manter a lataria dos tratores em bom estado, é importante armazenar a máquina em local coberto, o que também conserva o estofamento que deve ser limpo com produtos neutros, também é importante a revisão no sistema de ar-condicionado para troca de filtros da cabine.

- Publicidade -

“Fazer a manutenção preventiva com a preocupação de instalar peças de qualidade, de marcas reconhecidas e que sejam compatíveis com o modelo da máquina também auxiliam o trabalho diário. Uma peça de má qualidade que venha a apresentar problemas pode custar o dobro do que foi gasto com a mesma”, aponta Acosta.

A TVH-Dinamica oferece para máquinas agrícolas mais de 19 mil componentes, destinados à parte elétrica, motor, transmissão e eixos, além de acessórios, como assentos com cinto de segurança para tratores, creeper – redutor de velocidade, peças de fabricantes reconhecidos e que fornecem para montadoras, além de produtos com as marcas próprias Tractorcraft e Bepco. Há um departamento de desenvolvimento, exclusivo, para novos produtos que pesquisa as necessidades do mercado.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança