sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Como o kit do amortecedor interfere no bom funcionamento do sistema de suspensão

Composto por coxim, coifa e batente, o kit de amortecedor também deve estar em bom estado, juntamente com os amortecedores. Por isso, a recomendação é trocá-lo, caso desgastado, ao substituir amortecedores.

O sistema de suspensão de um veículo é composto por diversos elementos, incluindo amortecedores, molas e braços oscilantes. No entanto, é essencial não ignorar a importância do kit do amortecedor, composto por coxim, coifa e batente, para garantir o bom funcionamento e a durabilidade da suspensão.

- Publicidade -

O coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, Leandro Leite, destaca a relevância dos componentes do kit do amortecedor para o desempenho da suspensão veicular.

Ele explica que o coxim desempenha a função de ligar a suspensão à carroceria, filtrando as vibrações e ressonâncias e facilitando a movimentação das rodas por meio de um rolamento.

Enquanto isso, a coifa protege a haste do amortecedor contra agentes externos, como poeira e água, e o batente atua como uma mola auxiliar para absorver os impactos da suspensão.

Leite ressalta a importância de substituir o kit do amortecedor ao trocar os amortecedores, pois todos os componentes atuam em conjunto. O desgaste de um componente pode prejudicar o desempenho dos outros itens.

- Publicidade -

Sinais de desgaste incluem folga excessiva entre a suspensão e a carroceria, ruídos ao esterçar devido a defeitos no rolamento do coxim e vazamento de óleo causado pela contaminação da haste do amortecedor devido a uma coifa comprometida. Além disso, o batente pode ser sobrecarregado devido a molas helicoidais deterioradas.

Portanto, a manutenção adequada do kit do amortecedor é essencial para garantir a estabilidade, o conforto e a segurança do veículo, destacando a importância de verificar regularmente esses componentes durante a manutenção preventiva do automóvel.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança