quinta-feira , 17 agosto 2017
ACELERANDO
Capa » Seu Veículo » Grupo PSA publica no site de suas marcas os consumos em condições reais de utilização de 1.000 versões das marcas Peugeot, Citroën e DS
Grupo PSA publica no site de suas marcas os consumos em condições reais de utilização de 1.000 versões das marcas Peugeot, Citroën e DS

Grupo PSA publica no site de suas marcas os consumos em condições reais de utilização de 1.000 versões das marcas Peugeot, Citroën e DS

Dando cumprimento ao compromisso assumido em 2016, o Grupo PSA publica os resultados das medições feitas no âmbito do protocolo de testes definido juntamente com a Transport & Environment (T&E) e a France Nature Environnement (FNE).

Este protocolo possibilitou a medição do consumo em condições reais de utilização de 58 modelos do Grupo, sob supervisão do organismo certificador Bureau Veritas, que atesta a veracidade e a integridade dos resultados.

As medições dos 58 modelos assim obtidas permitem estimar o consumo em condições reais de utilização de mais de 1.000 versões dos modelos das marcas Peugeot, Citroën e DS.

Esse valor é obtido através de cálculos baseados nos mesmos modelo, motor e caixa de câmbio, aos quais são integradas 3 variáveis: a silhueta, o nível de acabamento e a dimensão dos pneus.

Por ocasião do Salão de Genebra, Peugeot, Citroën e DS oferecem aos seus clientes a possibilidade de verificar o consumo médio de seus veículos em condições reais de utilização, acessando o site das marcas.

Por meio de um modelo interativo, o cliente poderá acessar essa informação depois de indicar as características de seu veículo (silhueta, nível de acabamento, motor, caixa de câmbio e tipo de pneus).

Além disso, um configurador será disponibilizado para que o cliente estime o seu consumo em função de seus hábitos de utilização (número de passageiros, carga, tipo de condução, etc.).

Numa primeira etapa, o configurador estará disponível nos sites das marcas de seis países: França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha e Suíça. Ele será progressivamente disponibilizado para os outros países da Europa.

Inspirado pelo projeto europeu RDE “Real Driving Emissions”, o protocolo mede o consumo de combustível graças a um equipamento de medição portátil instalado no veículo (PEMS*).

As medições dos 58 modelos foram efetuadas em eixos rodoviários públicos, abertos ao trânsito (23 km em zona urbana, 40km em estradas e 31 km em autoestradas) em condições reais de condução (utilização do ar-condicionado, transporte de bagagens e passageiros, declives etc…).

Gilles Le Borgne, Vice-Presidente Executivo Mundial de Qualidade e Engenharia do Grupo PSA, declarou: “De acordo com o compromisso assumido junto de nossos clientes, publicamos hoje as medições de consumo em condições reais de utilização dos modelos Peugeot, Citroën e DS nos sites de nossas marcas. Nossos clientes poderão assim acessar com total transparência informações mais completas sobre o consumo. As medições passarão a incluir as emissões de NOx a partir do verão (europeu) de 2017”.

Greg Archer, Diretor Clean Vehicles da Transport & Environment, declarou: “Nossa parceria com o Grupo PSA destaca três elementos essenciais. Primeiramente, os testes nas estradas para medir as emissões reais de CO2 são confiáveis, representativos e reprodutíveis. Em segundo lugar, a montadora reconhece que existe uma necessidade, por parte dos motoristas, de obter informações confiáveis sobre o consumo real de seus veículos. E em terceiro lugar, num período de “fatos alternativos” e de manipulações desonestas dos testes de emissões, o Grupo PSA optou pela transparência e a abertura para recuperar a confiança dos seus clientes – outras montadoras deveriam seguir o mesmo exemplo”.

Denez L’Hostis, Presidente da France Nature Environnement, acrescentou: “Neste momento em que foram constatados numerosos episódios de alta poluição atmosférica que puseram em causa as emissões dos veículos automotivos, reconhecemos a iniciativa de transparência do Grupo PSA, que se comprometeu a medir com total transparência as diferentes emissões de seus veículos: CO2, NOx e partículas. Esse compromisso responde a uma forte mobilização dos cidadãos para que a verdade seja apresentada sobre a poluição atmosférica. É uma etapaindispensável para implementar medições verdadeiramente destinadas a melhorar a qualidade do ar e a qualidade de vida dos cidadãos”.

Philippe Lanternier, Vice-Presidente Executivo, Corporate e Business Development do Bureau Veritas, declarou: “O Bureau Veritas pode atestar a regularidade dos testes realizados ao longo dessa importante campanha de medições.

Desde o início de sua execução, há um ano, e depois da realização de inúmeros testes, o dispositivo comprovou sua eficiência. Ele estará funcionando com a mesma eficiência para as medições de NOx.

É um prazer podermos continuar a acompanhar o Grupo PSA ao longo dessa iniciativa, particularmente neste momento em que as questões ligadas à fiabilidade das medições de poluentes e ao controle da qualidade do ar tornam-se mais prementes.”

* PEMS: Portable Emissions Measurement System (Sistema portátil de medições de emissões)

Sobre Equipe Mecânica Online®

Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.