segunda-feira , 11 dezembro 2017
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Novo Mercedes-Benz GLA ganha reforço nos elementos de design interior e exterior

Novo Mercedes-Benz GLA ganha reforço nos elementos de design interior e exterior

Hora de conhecermos de perto a evolução do segundo modelo mais vendido da Mercedes-Benz no Brasil, o GLA,  utilitário esportivo, lançado no País em 2014 que ganha nova proposta com atualização do visual que reforça seu caráter SUV, e que impressiona por uma linguagem mais agressiva.

Já disponível na rede de concessionárias a partir desse mês de agosto, o novo GLA chega em cinco versões com os seguintes preços sugeridos:
GLA 200 ff Style – R$ 158.900,00
GLA 200 ff Advance – R$ 175.900,00
GLA 200 ff Enduro – R$ 203.900,00
GLA 250 Sport – R$ 232.900,00
Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC – R$ 359.900,00

Além do Brasil, o GLA tem tido sucesso especial nos mercados da China, EUA, Alemanha e Grã-Bretanha.

Todos os modelos 200 possuem motor 1,6 litro de 156 cv; a versão 250 é equipada com motor 2,0 litros de 211 cv. Todas elas contam com câmbio de dupla embreagem com sete marchas, que tem excelente comportamento.

A versão de alta performance, Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC, possui o motor 4 cilindros mais potente do mundo, que oferece nada menos que 381 cv, e câmbio AMG Speedshift DCT de 7 velocidades.

Design expressivo e excelente desempenho – O design expressivo e uma personalidade de SUV continua a ser a razão de compra mais importante para a maioria dos clientes, alinhando-se com o desempenho característico da Mercedes-Benz.

A linha GLA é mais uma família de modelos da Mercedes-Benz que impressiona por sua qualidade aerodinâmica e as alterações recebidas conseguiram melhorar ainda mais essa qualidade.

As boas características de fluxo, que contribuem decisivamente para o menor consumo de combustível em condições de uso diário e para um agradável e discreto nível de ruído mesmo em altas velocidades, foram aprimoradas.

Graças a várias medidas de otimização, os engenheiros da Mercedes-Benz conseguiram melhorar o índice Cd dos prévios 0,29 para 0,28 – o melhor do segmento.

O novo GLA teve essas características reforçadas pela nova grade do radiador, onde se destacam as aberturas retangulares ao longo das duas barras horizontais – elementos trazidos do GLS, maior SUV do portfólio da marca, que criam um visual mais agressivo ao conjunto dianteiro.

A grande estrela ao centro, uma nota de estilo característica dos veículos mais esportivos da Mercedes-Benz, confere o toque de classe e distinção associados à marca.

O caráter SUV da nova série de modelos é acentuado também pelo novo para-choque dianteiro, com suas largas aberturas de ventilação e um aplique central na parte inferior – característica de SUVs de grande porte – para proteção do veículo.

Com a nova suspensão off-road, que já equipava os modelos com motorização 200, a carroceria do GLA 250 Sport está 30 mm mais alta, fator que também contribui para um visual off-road mais marcante, além de aumentar a capacidade de circulação em terrenos irregulares, elevar o posicionamento dos assentos e a visibilidade para o condutor.

Mesmo com maior altura, o novo GLA é um veículo com dirigibilidade excelente nas estradas, devido a toda tecnologia de sistemas de controle de tração e estabilidade. Rodamos com o modelo desde a capital São Paulo até a praia de Camburi, litoral Norte do Estado.

Novas rodas de liga leve nas versões Advance e Enduro reforçam os genes do SUV de uma forma ainda mais ampla do que antes.

A partir da versão Advance, os faróis LED High Performance substituem os anteriores bi-xenônio como equipamento de série. Juntamente com a brilhante iluminação, eles se caracterizam por uma temperatura de cor similar à da luz do dia e aliviam o esforço dos olhos durante viagens à noite.

O consumo de energia também é menor: cerca de 60% menos que nos faróis de xenônio e aproximadamente 70% menos que com lâmpadas alógenas. Os faróis baixos configurados com 34 watts trabalham com tecnologia de projeção de LED e o faixo principal com tecnologia de refletor de LED.

Da mesma forma que na frente, a personalidade SUV do novo GLA foi reforçada na traseira, onde o para-choque conta com vincos mais fundos e é arrematado na parte de baixo por um protetor destacado.

Na traseira são usadas lanternas LED High Performance com função multinível e tecnologia Stardust, derivada do Classe E. As luzes de freios e os piscas são controlados em três intensidades: brilho total durante o dia, um nível intermediário para rodar durante a noite e um nível mais baixo para paradas à noite, para não incomodar outros usuários da via.

Com essa função multinível, o GLA proporciona automaticamente o grau correto de brilho para todas as condições de iluminação e clima em todas as situações de tráfego. O controle das luzes é especialmente agradável para os outros motoristas nas paradas em semáforos ou em situações de engarrafamento, onde eles irão ter à frente luzes de freio e sinalização direcional não ofuscantes.

Requinte interior – O interior atraente do GLA, com materiais de alta qualidade, é realçado pelas novas cores e acabamentos dos bancos para as versões com motorização 200, assim como painéis de controle cromados. A tela central, sobre o console, é esguia e de fácil leitura, assim como os novos mostradores com ponteiros vermelhos.

Os controles das teclas para os ajustes dos bancos nas portas, disponíveis a partir da versão Advance, ganharam pequenos toques de estilo e o compartimento porta-objetos do console central é circundado por uma moldura cromada. Além disso, os anéis das aberturas de ventilação são melhor destacados, reforçado assim o toque SUV harmonioso do interior do automóvel.

Mecânica Online – As versões do GLA produzidas no Brasil contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv (Style, Advance e Enduro) ou o 2,0 litros com 211 cv (250 Sport), ambos combinados à eficiente transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem.

Considerando o peso do veículo, a versão com motorização 1.6 litro e 156 cavalos de potência faz uma relação de 9,2 kg/cv, o que resulta num comportamento dinâmico mais lento, ou seja, a sensação do peso do veículo quando se acelera. O ruído produzido pelo atrito dos pneus e fluxo de ar ao redor do veículo também aparece mais que o esperado.

Durante a apresentação para imprensa não tivemos a oportunidade de rodar com os modelos de motorização 2.0 litros, que com certeza, devem ter um comportamento dinâmico bem melhor.

O GLA traz de série também a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo é imobilizado, reduzindo drasticamente o consumo e as emissões nas grandes cidades, onde as paradas em semáforos e engarrafamentos são frequentes.

A Mercedes-Benz optou por equipar as versões 1,6 litro e 2,0 litros do GLA produzido no Brasil com a suspensão Off-road Comfort, que preserva as qualidades de dirigibilidade do modelo adequando-o, ao mesmo tempo, para as características exigentes das ruas e estradas do País, graças a um aumento de 30 milímetros na altura livre do solo.

O GLA tem eixo dianteiro McPherson e suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente.

A direção é eletromecânica e proporciona maior sensibilidade ao condutor. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP (controle de estabilidade), como o contraesterço quando o veículo sai de traseira, correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência.

O ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST proporciona mais estabilidade e melhor dirigibilidade em curvas por meio de leves frenagens nas rodas de dentro da curva, uma vez que o sistema reconhece a necessidade de mais força e distribui a tração via diferencial para as rodas de fora.

A carroceria do GLA é extremamente rígida, qualidade que contribui decisivamente para uma grande estabilidade e alta segurança na estrada e fora dela, assim como elevado nível de conforto quanto a ruídos, vibrações e aspereza. A construção inclui reforços adicionais nas colunas B, nos suportes dos amortecedores dianteiros, elementos laterais e no assoalho.

Sistemas de assistência – Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, capaz de detectar sonolência nas estradas, que alerta o condutor, sugerindo uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão na traseira.

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o carro em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o motorista precise manter o pé no pedal do freio. O veículo é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o veículo recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita bastante manobras em locais muito inclinados.

O GLA oferece também de série os sistemas ETS (controle de tração eletrônico em cada roda), pré-carregamento dos freios (PRIMING), que prepara o sistema para frenagens extremas e secagem automática dos discos de freios em caso de chuva.

Para maior comodidade do condutor, a partir da versão Advance todos eles contam com o assistente ativo de estacionamento, que posiciona o carro na vaga (paralela ou perpendicular) sem a necessidade de mexer no volante, controlando apenas o acelerador e os freios.

Ainda em termos de segurança, o Mercedes-Benz GLA é equipado com 7 airbags. Ao todo são 2 airbags dianteiros para motorista e passageiro, 2 laterais para motorista e passageiro, 2 de janela para motorista e passageiro (dianteiro e traseiro) e 1 airbag de joelho para motorista.

As novidades em cada versão – Além das alterações no design externo, o GLA 200 ff Style ganhou novas rodas de liga leve de 18 polegadas. O interior agora conta com acabamento do painel em black-matrix e um novo design para os bancos. O cliente tem três opções para o revestimento dos bancos, todas combinando tecido com ARTICO: Preto, Bege e a combinação Marrom e Preto, oferecida pela primeira vez para o GLA.

O GLA 200 Style é equipado de série com sistema KEYLESS-GO de partida por botão, sem necessidade de uso da chave. Conta também com câmera de ré com linhas auxiliares dinâmicas, que facilita o estacionamento, sistema multimídia Audio 20 e pneus run-flat.

O novo GLA 200 ff Advance também recebeu novas rodas de liga 18 polegadas com cinco raios e traz agora de série faróis full LED. O painel ganhou requinte com o novo acabamento em alumínio escovado. Os bancos esportivos com encosto de cabeça integrado têm novo design, onde se destacam as costuras contrastantes. O assento do motorista tem controles de posicionamento elétricos com memória e o acabamento interno, em ARTICO e tecido, é disponibilizado nas cores Cinza ou Preto.

A versão 200 ff Enduro tem painel superior com acabamento em ARTICO e, na parte inferior, em alumínio escovado. O sistema multimídia é o Audio 20. O revestimento dos bancos é totalmente em couro, com opções em preto, marrom, ou na combinação bege com preto, novidade para o modelo. O teto solar elétrico panorâmico e os faróis de neblina são equipamentos de série.

O GLA 250 Sport agora vem com a suspensão off-road, 30 mm mais alta rodas de liga leve de cinco raios com 19 polegadas. O exterior também conta com o kit visual AMG, para maior esportividade. No interior, o painel tem acabamento em microfibra DINAMICA, mesmo material usado nos bancos em combinação com o ARTICO, ambos na cor preta. Esse material é característico no mundo do automobilismo, por dar maior aderência em uma condução esportiva. O veículo tem teto solar panorâmico, tapetes AMG e o banco do passageiro da frente também possui ajustes elétricos com memória. O sistema multimídia é o Audio 20 com GPS Garmin MAP PILOT com tela de 8 polegadas e os retrovisores externos, antiofuscante para o motorista, são rebatíveis eletricamente. A abertura do porta-malas é facilitada pelo sistema EASY-PACK.

Todas as versões a partir do GLA 200 ff Advance são equipadas com sistema de integração para smartphone por meio do Apple Car Play e Android Auto. Diversas funções selecionadas podem ser operadas pelos controles do veículo, permitindo sua utilização segura mesmo em movimento. Uma novidade para os usuários do sistema Android Auto é a possibilidade de espelhar Waze e Google Maps no display multimídia do veículo.

Contamos a participação do Henrique Pereira em nossas primeiras impressões com o GLA.

Dados técnicos

Mercedes-Benz GLA Style, GLA Advance e GLA Enduro
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1.595 cm³
Potência 156 / 5.300 rpm
Torque máximo 250 / 1.200 a 4.000 rpm
Aceleração 0-100 km/h 8,1 s
Velocidade máxima 215 km/h*
Câmbio 7G DCT
Peso (kg) 1.435 kg
Pneus 235/50 R18
Capacidade do porta-malas (L) 421
Tanque de combustível (L) 50/6
Dimensões (mm)

Comprimento

Largura

Altura

 

4.686

2.016

1.405

Comprimento 4.417
Largura 2.022
Altura 1.524

* limitada eletronicamente

Mercedes-Benz GLA 250 SPORT
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1.991 cm³
Potência 211 / 5.500 rpm
Torque máximo 350 / 1.200 a 4.000 rpm
Aceleração 0-100 km/h 6,6 s
Velocidade máxima 235 km/h*
Câmbio 7G DCT
Peso (kg) 1.460 kg
Pneus 235/45 R19
Capacidade do porta-malas (L) 421
Tanque de combustível (L) 50/6
Dimensões (mm)

Comprimento

Largura

Altura

 

4.686

2.016

1.405

Comprimento 4.417
Largura 2.022
Altura 1.524

* limitada eletronicamente

Mercedes-AMG GLA 45 4MATIC
Cilindros 4 em linha
Cilindrada 1.991 cm³
Potência 381 / 6.000 rpm
Torque máximo 475 / 2.250 a 5.000 rpm
Aceleração 0-100 km/h 4,4 s
Velocidade máxima 250 km/h*
Câmbio AMG SPEEDSHIFT DCT 7 velocidades
Peso (kg) 1.585 kg
Pneus 235/40 R20
Capacidade do porta-malas (L) 421
Tanque de combustível (L) 56/8
Dimensões (mm)

Comprimento

Largura

Altura

 

4.686

2.016

1.405

Comprimento 4.445
Largura 2.022
Altura 1.479

* limitada eletronicamente

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