Pela primeira vez na história, Gol e Voyage ganham transmissão automática

A linha 2019 do Volkswagen Gol e Voyage traz pela primeira vez na história desses dois modelos a opção de transmissão automática, verdadeira, com conversor de torque, de seis marchas, fornecida pea Aisin, denominada AQ160-6F, que recentemente passou a ser oferecida no Polo e Virtus. [ Novo Polo MSI e Virtus MSI ganham opção de câmbio automático de seis marchas ]

A transmissão automática do Gol e do Voyage 2019 traz relações de marcha e de diferencial específicas. Ela foi projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque.

Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, o câmbio AQ160-6F conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo de combustível.

A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic – por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas atrás do volante multifuncional (opcional) – e também conta com o modo de acionamento esportivo (posição “S”), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas, proporcionando aceleração mais rápida, para um comportamento mais dinâmico do veículo. Recursos exclusivos na categoria do Gol e do Voyage.

Esse conjunto mecânico composto pelo motor 1.6 MSI de até 120 cv e transmissão automática de seis marchas trabalha na busca pelo melhor conforto acústico, mas ainda assim observamos o aumento do ruído interno quando do giro mais alto do motor, próximo da troca de marcha.

Nessa configuração, a velocidade do Gol e do Voyage 2019 (ambos utilizam pneus 195/55 R15) com o motor a 1000 rotações por minuto (V1000) é de 45,3 km/h em sexta marcha.

Ou seja, em velocidade de cruzeiro em uma estrada, a 120 km/h, por exemplo, o motor do Gol e do Voyage trabalha a 2.649 rpm, garantindo ótimo consumo de combustível, baixa vibração e silêncio a bordo.

Os preços começam em R$ 54.580 no hatch (diferença de R$ 3.540 para o manual) e R$ 59.990 no sedã (diferença de R$ 3.170).

Na briga com o Gol e Voyage temos o Chevrolet Onix Advantage (R$ 55.290), Toyota Etios X 1.3 AT – automático com transmissão de quatro velocidades (R$ 53.810), Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 AT (R$ 58.950) e o também lançamento da semana, Ford Ka SE 1.5 AT (R$ 56.490).

Motor 1.6 MSI – O motor 1.6 MSI que compõe a oferta da linha 2019 do Gol e do Voyage (sempre combinado ao câmbio automático de 6 marchas) é da família EA211, com quatro cilindros e 16 válvulas (4 válvulas por cilindro).

Bicombustível, tem 1.598 cm³ de cilindrada e possui bloco e cabeçote feitos de alumínio, o que colabora para reduzir o peso do conjunto.

Com quatro válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e duas para escape, o motor conta com duplo comando de válvulas integrado à tampa, com variação na admissão, proporcionando mais torque em baixa rotação e melhor desempenho.

O motor 1.6l MSI tem duplo circuito de arrefecimento, que permite temperaturas diferentes para o bloco e para o cabeçote – o sistema utiliza duas válvulas termostáticas. O coletor de escape forma uma peça única com o cabeçote. Resultado: vantagens de dirigibilidade na fase fria do motor e, consequentemente, menor consumo de combustível.

O sistema e-Flex de partida a frio, que dispensa a utilização do tanque auxiliar para gasolina, é outro destaque nessa motorização. Esse recurso oferece maior conforto e praticidade ao motorista, além de partidas mais rápidas nos dias de baixa temperatura.

A potência máxima é de 120 cv (88 kW) com etanol e 110 cv (81 kW) com gasolina a 5.750 rpm, com torque máximo de 165 Nm (16,8 kgfm) com etanol e 155 Nm (15,8 kgfm) com gasolina, ambos a 4.000 rpm.

Com esse motor, o Gol acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima (etanol). O Voyage, com o mesmo conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e atinge 190 km/h de velocidade máxima (etanol).

De acordo com o programa de etiquetagem veicular do Inmetro, o Volkswagen Gol 1.6 automático faz 7,7 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, com etanol. Sobe para 11,1 km/l e 13,6 km/l com gasolina. Já o Voyage, com etanol, rende 8,0 km/l no ciclo urbano e 10,1 km/l no rodoviário. Abastecido com gasolina, faz 11,1 km/l e 14,3 km/l.

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