sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Robert Bosch Venture Capital investe em empresa de mapeamento para veículos autônomos

A Robert Bosch Venture Capital GmbH (RBVC), empresa de capital de risco do Grupo Bosch, concluiu um investimento na DeepMap Inc, uma companhia de softwares norte-americana com sede em Palo Alto, na Califórnia, focada na solução de desafios de mapeamento e localização para veículos autônomos.

- Publicidade -

“Os mapas projetados para serem lidos exclusivamente por máquinas são uma tecnologia essencial para a direção autônoma segura. O DeepMap preenche um vácuo no mercado, além disso, a abordagem de mapeamento da empresa – que aproveita o software embarcado no veículo – é muito atrativa e relevante para a condução totalmente autônoma, tanto para a Bosch, como também para toda a indústria automotiva”, afirma o diretor geral da RBVC, Dr. Ingo Ramesohl.

“O DeepMap baseia-se no crescente portfólio de tecnologias da RBVC que envolvem a linha de veículos autônomos junto a startups, como a AImotive e a Tetravue”, explica.

Mapas HD dinâmicos em tempo real-O DeepMap adota uma nova abordagem na indústria de mapeamento e permite que diferentes empresas criem mapas personalizados em HD – high definition, ou alta definição, em português –, contendo diversas características e estruturas de dados.

O DeepMap também fornece um software embarcado no veículo que engloba localização, detecção de mudanças, atualização de dados, planejamento de rotas, armazenamento em caches de mapas HD e coleta de dados.

- Publicidade -

Estes recursos permitem que a tecnologia supere um dos maiores desafios do setor ao fornecerem mapas em HD constantemente atualizados.

Dessa forma, a empresa não provê um banco de dados de mapas estáticos, mas sim uma camada de software completa na nuvem e incorporada ao veículo.

O DeepMap também está em busca de um novo modelo de propriedade de dados, no qual o cliente final possui os dados subjacentes.

Essa estratégia permite realizar uma abordagem mais escalável e de baixo custo para a criação de mapas em HD.

Além disso, ao invés de a empresa possuir e operar frotas de pesquisa caras, os dados poderão ser coletados dos veículos autônomos que já estiverem em campo.

- Publicidade -

Mapas em alta definição para veículos autônomos-Os mapas em HD são reconstruções volumétricas completas e precisas de um ambiente 3D, que fornecem um conjunto abrangente de “pré-informações” para veículos autônomos.

Eles contêm camadas de informações semânticas como conectividade de faixa de rodagem, áreas dirigíveis, faixa de pedestres, placas de sinalização, semáforos, restrições de tráfego e outras informações específicas para cada cliente final.

Os mapas em HD têm alto índice de precisão, chegando a um nível centimétrico – isso ocorre porque os veículos autônomos requerem instruções muito precisas sobre como devem se movimentar no mundo real.

A principal proposta de valor é que, quanto mais preciso for o mapa em HD, mais simples o software de condução poderá ser, ao mesmo tempo em que obterá o maior desempenho.

“O desenvolvimento dos carros autônomos é um desafio tanto tecnológico como também de produto. Eles precisam ser seguros, acessíveis e escaláveis. Na era da autonomia, um mapa não é mais “apenas um mapa”, é parte integrante do cérebro do veículo”, afirma James Wu, CEO e co-fundador do DeepMap.

Time e investidores mundiais-A empresa reuniu uma equipe de 75 pessoas com vasta experiência no lançamento de mapas em grande escala.

Antes de criarem o DeepMap, alguns membros da equipe executiva fundaram a Apple Maps, lideraram vários projetos do Google Maps e do Google Earth e também estiveram à frente da iniciativa Baidu HD Mapping.

A RBVC junta-se aos investidores das empresas Andressen Horowitz, Accel Partners e GSR Ventures, como patrocinadores do DeepMap.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança