sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Volvo Car Brasil lança o S90 T8, seu terceiro modelo híbrido no país

Reforçando sua estratégia global de eletrificação, a Volvo Car Brasil lança seu terceiro veículo híbrido no país, o sedã S90 T8.

- Publicidade -

Ele se junta às versões eletrificadas dos utilitários-esportivos XC60 T8 e XC90 T8 para fazer da fabricante sueca a marca com a maior oferta de modelos híbridos do segmento premium no mercado nacional.

Com o S90 T8, a Volvo passa a disputar um segmento de mercado inexplorado.

E, para competir em condição de superioridade entre seus concorrentes, o modelo combina um exterior deslumbrante – com linhas limpas e apropriadas ao design escandinavo – com um interior suntuoso, que alia a tecnologia inovadora de seus equipamentos a materiais naturais em um ambiente elegante, acolhedor e de bom gosto.

Em versão única de acabamento, o S90 T8 Inscription combina o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros, que produz 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, alimentado por uma bateria de íons de lítio de alta capacidade (10,4 Kwh).

- Publicidade -

Juntos, geram 407 hp de potência máxima e torque de 640 N.m, transformando-o no modelo Volvo mais rápido já vendido no Brasil: 0 a 100 km/h em 4,9 s.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria.

Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem (500 litros de capacidade), além de oferecer melhor distribuição de peso.

Compatível no modo plug-in, o S90 T8 muda a percepção que o consumidor tem, de forma geral, sobre os modelos elétricos, justamente por oferecer umacombinação inigualável em um veículo premium: potência, luxo, tecnologia, sofisticação, baixo consumo de combustível e reduzido nível de emissão.

Identidade inconfundível-O conjunto ótico com o distintivo formato em T confere ao S90 T8 uma identidade imponente.

- Publicidade -

O Volvo FULL LED System é o mais avançado sistema de iluminação do segmento, que incorpora quatro funções aos faróis.

A iluminação de LED é programada para evitar o ofuscamento da visão de outros motoristas que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido ao mudar automaticamente entre um feixe de luz focado ou desfocado dos carros.

Há também nivelamento automático do facho do farol de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo, além de luz DRL com acendimento automático, que contribui para a visualização do modelo, mesmo em dias muito claros.

Os faróis contam, ainda, com a tecnologia Automatic Bending Lights (ABL), que direciona os faróis automaticamente em até 30º para os lados, facilitando ainda mais a visão nas curvas.

Um sedã de dirigibilidade única-A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica e tem uma nova função.

A posição B auxilia na frenagem por meio do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato.

Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora funções como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada.

A tela central de 9 polegadas sensível ao toque também agrega novas informações, que possibilitam ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido, no que se refere a utilização dos motores elétrico e a combustão, seus respectivos consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes.

Duas novas funções estão disponíveis na tela central:

• HOLD: permite ao condutor “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel;

• CHARGE: aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.

O S90 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico.

A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A.

É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, no entanto, com maior tempo para a recarga.

O modelo conta com três novos modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

• PURE: condução econômica para uso urbano
Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes.

Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

• HYBRID: uso cotidiano
É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 21,3 km/l na cidade e 25,6 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

• POWER: condução esportiva
O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O motorista ainda dispõe de outros modos de condução mais específicos:

AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica;

INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel e características do grupo propulsor, entre outros.

Dessa forma, o S90 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, assim como um sedã de desempenho arrebatador.

A dirigibilidade superior do modelo pode ser creditada também ao Chassi Four-C com sistema de suspensão traseira por bolsas de ar.

O equipamento atua de forma ativa garantindo estabilidade exemplar ao veículo, em situações como frenagem, na qual a dianteira tende a “mergulhar”, em curvas e com carga extra de bagagem e passageiros.

S90 T8 Inscription – sofisticação e equipamentos de última geração-Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors®.

Além de luxuoso, o interior do sedã conta com assentos revestidos de couro perfurado com ventilação, bancos dianteiros com aquecimento, regulagens elétricas de posição, de ajuste lateral, para a lombar, de extensão e memória.

Outro item de destaque é o Head Up Display, que projeta as principais informações do painel à frente do motorista, além do teto solar.

Com o Park Assist é ainda mais fácil estacionar o veículo.

O assistente de estacionamento manobra o carro automaticamente usando sensores para identificar o espaço de vagas paralelas ou perpendiculares ao carro.

O sistema é capaz de estacioná-lo em um espaço de, no mínimo, 1,2 vezes o tamanho e tudo o que o motorista precisa fazer é acelerar e frear conforme instruções na central multimídia.

O S90 possui um sistema composto por quatro câmeras que cria uma visão de pássaro ao redor do carro no painel central.

O sistema da câmera 360º funciona em velocidades até 10km/h e auxilia muito para estacionar em espaços complicados, proporcionando uma visão de cima do veículo.

Equipado com rodas de 20 polegadas e sistema de monitoramento de pressão dos pneus, o S90 T8 apresenta um dos melhores sistemas de áudio já desenvolvidos para um automóvel, em parceria com a Bowers & Wilkins.

São 1.400 watts, 19 alto-falantes, incluindo um dos primeiros subwoofers air-ventilated instalados em um carro, e um software de processamento de áudio de última geração que simula, dentre outros ambientes, a sala de concerto da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo.

A modernidade do sedã se reflete ainda na oferta do assistente de condução Pilot Assist, um recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e tecnologia que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h.

O sistema atua não somente em situações de tráfego intenso nas grandes cidades, mas também oferece conforto e segurança na condução do veículo em rodovias.

Em qualquer uma dessas condições, são vários os benefícios do equipamento, que auxilia o motorista a manter a velocidade programada, interagindo continuamente com a direção, a aceleração e o freio para centralizar o veículo na faixa.

Assim, o esforço do motorista em deslocamentos longos também pode ser minimizado pelo uso dessa tecnologia.

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista de forma intuitiva, por meio de um botão à esquerda no volante, e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista.

Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias.

Apesar de não necessitar de um veículo à frente como referência, o assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

Conectividade de última geração-Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar.

O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo.

Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância.

A integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto.

Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Segurança de referência mundial-A tradição da Volvo e a preocupação com a segurança trazem para o S90 a mais completa tecnologia para evitar acidentes.

Todos os equipamentos são de série no sedã, como o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa, que aplica força no volante se o carro está saindo da faixa, Sistema de Alerta ao Motorista detecta e avisa motoristas desatentos ou cansados, por meio de um sinal visual e sonoro.

Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.

Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente.

O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O sedã também disponibiliza sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

O modelo também apresenta dois recursos inovadores de segurança:

• Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;
• Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O S90 T8 Inscription dispõe ainda de alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e uma função bastante cômoda no dia a dia: abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.

O modelo é vendido na rede de concessionárias da marca por R$ 365.950.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança