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Conheça os cuidados necessários com a lubrificação de carros híbridos

No mês de agosto, o Brasil atingiu a marca de 100 mil eletrificados emplacados; até 2030, deve ultrapassar os 900 mil

Os veículos híbridos são assim chamados por possuírem dois motores, um a combustão e outro totalmente elétrico, que é acionado no momento da partida do veículo e, após determinada velocidade e exigência de potência, o motor a combustão é acionado.

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Nesse momento, o óleo lubrificante entra em ação para lubrificar e permitir a mobilidade das peças internas, evitando atritos e preservando a durabilidade do motor.

Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), no primeiro semestre de 2022, o mercado de eletrificados brasileiro cresceu 47% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

No último mês de agosto, o país bateu o número de 100 mil eletrificados emplacados. Desse total, cerca de 83% são de modelos híbridos.

Previsões indicam que esse número deve continuar subindo, chegando próximo de um milhão de veículos em 2030.

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Em linha com os avanços da tecnologia de eletrificação dos carros, as empresas automobilísticas desenvolvem produtos específicos para melhorar o desempenho e gerar uma vida útil de qualidade aos modelos híbridos, como é o caso da indústria de lubrificantes.

Para Pablo Bueno, engenheiro mecânico da YPF Brasil, o desenvolvimento de novos produtos da vertente elétrica é essencial para o avanço da categoria no Brasil: “O número de carros eletrificados está crescendo, principalmente o de carros híbridos.

Desenvolver produtos como os óleos lubrificantes para esse nicho, aumenta a confiança do brasileiro na hora de comprar um modelo híbrido”, explica.

Quais óleos lubrificantes são utilizados para motores híbridos?

Atualmente, os lubrificantes para motores híbridos apresentam viscosidade baixa, como 5W-30, 0W-20 ou até mesmo um 0W-16.

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Eles carregam funções muitos similares aos lubrificantes utilizados em motores a combustão como limpeza, redução de desgaste e controle de temperatura.

Um dos resultados nos motores híbridos é a economia e redução de emissão de poluentes na atmosfera. Nesse sentido, o mercado apresenta uma tendência de redução de motores de maneira geral, seja híbrido ou não.

Essa redução é chamada de downsizing, os motores são menores, mas há boa entrega de potência através dos turbos. Essa tendência também foca na economia de combustível e redução de impactos ambientais.

“Aos condutores, os motores híbridos oferecem uma experiência de uso diferenciada em relação aos motores puramente a combustão. Eles sentirão a diferença no bolso”, comenta o engenheiro mecânico.

Existem diferenças entre os lubrificantes para motores a combustão e motores híbridos?

São três as categorias de motorização de eletrificados no Brasil e cada uma possui uma especificação diferente:

HEV – elétricos híbridos: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por baterias, carregado pela própria energia cinética do veículo.

PHEV – híbridos plug-in: Carros com motor a combustão e motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.

BEV – elétricos à bateria: Carros com um motor elétrico alimentado por bateria, carregado por energia elétrica.

Nas motorizações híbridas, o óleo lubrificante percorre todas as partes do motor que são desenvolvidas para combustão, e cada montadora imprime exigências específicas para determinada aplicação.

Nesse sentido, a YPF Brasil desenvolveu três produtos específicos da linha Elaion Auro para a categoria de híbridos, sendo eles: Elaion Auro DPF 530, Elaion Auro D1 530 e Elaion Auro D1 020.

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