Carros elétricos podem ter carregamento da bateria sem fio de alta potência

A Jaguar Land Rover concordou em apoiar a cidade de Oslo com os primeiros táxis sem fio de alta potência do mundo.

Em um programa conhecido como ‘ElectriCity’, a fabricante global de veículos se juntará à operadora de táxi nórdica Cabonline (NorgesTaxi AS), a maior operadora de pontos de carregamento da região Fortum Recharge, a desenvolvedora de tecnologia dos EUA Momentum Dynamics e a cidade de Oslo para construir redes sem fio de alta potência na capital norueguesa.

O projeto será o primeiro sistema de carregamento sem fio de alta potência para táxis elétricos no mundo e, ao fornecer um modelo de infraestrutura de carregamento que pode ser implementado em praticamente qualquer lugar, ajudará na rápida adoção de veículos elétricos em todo o mundo.

A Fortum Recharge, que apoiará a instalação e a eletrificação do projeto, identificou a necessidade de uma experiência de cobrança mais eficiente para os taxistas em Oslo e contou com o apoio da Momentum Dynamics na integração da infraestrutura de cobrança sem fio.

A Jaguar Land Rover fornecerá 25 modelos Jaguar I-PACE à Cabonline, a maior rede de táxi dos países nórdicos. O SUV de desempenho da marca foi projetado para ativar a tecnologia de carregamento sem fio do Momentum Dynamic, tornando-o o veículo ideal para impulsionar a iniciativa.

Uma equipe de engenheiros e técnicos da Momentum Dynamics e da Jaguar Land Rover foi contratada para ajudar no teste da solução, e a Cabonline se inscreveu para operar a frota como parte do programa ElectriCity de Oslo.

Para eficiência no uso, os motoristas de táxi precisam de um sistema de cobrança que não os tire da rota durante o horário de trabalho.

Várias placas de carga de 50 a 75 quilowatts cada são instaladas no solo em série nos pontos de partida e chegada.

Isso permite que cada táxi equipado carregue enquanto estiver na fila da próxima saída. O sistema, que não usa cabos e está situado abaixo do solo, não requer conexão física entre o carregador e o veículo, é acionado automaticamente e fornece, em média, de 6 a 8 minutos de energia por cada carga de até 50kW.

O táxi então recebe várias cobranças ao longo do dia em seu retorno à fila, mantendo um estado alto de carga da bateria e a capacidade de permanecer em serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem restrições do driving range.

A parceria Oslo ElectriCity faz parte da ambição da Jaguar Land Rover de tornar as sociedades mais saudáveis ​​e seguras, reduzindo as emissões. Fornecido por meio de inovação incansável para adaptar seus produtos e serviços ao mundo em rápida mudança, o foco da empresa está em alcançar o Destino Zero, um futuro de zero emissões, zero acidentes e zero congestionamento.

Oslo será a primeira área metropolitana do mundo a instalar estações de recarga sem fio de alta potência para táxis elétricos, em uma tentativa de liberar as emissões do sistema de cabines já em 2024. A Noruega quer ir ainda mais longe e está exigindo que todos os carros novos vendidos no país até 2025 sejam de emissão zero.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®