sábado, 13 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Artigo: Desafios e perfil do engenheiro para a sustentabilidade do setor automotivo no Brasil

*Por Alessandro Domingues Alves

Perfil do Consumidor – Para retomar seu crescimento no Brasil, o setor Automotivo terá que mudar a estratégia e o estilo do produto, pois o perfil do consumidor se alterou.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ele não está mais interessado em novos modelos, com diferentes potências e designs externos, mas sim, na mobilidade como conectividade e no meio de transporte sustentável e politicamente correto no que tange a emissões.

Mudança estratégica no setor – As grandes montadoras já iniciaram a movimentação para atender essa nova demanda, reduzindo seus investimentos no modelo de motorização e transmissão convencional, que corresponde a praticamente 99% do volume comercializado no Brasil, salvo algumas exceções de importados híbridos e elétricos.

Esta é a base para a discussão sobre se o Brasil vai se tornar um importador de veículos híbridos e elétricos, com tecnologia de conectividade embarcada, ou se grandes players vão investir nessa tecnologia local, com subsídios do governo para aquisição dos veículos pelo cliente final – modelo de negócio aplicado principalmente na China – ou, até mesmo, se o mercado se abrirá a uma terceira via de montadoras disruptivas, iniciando seus processos apenas de montagem no Brasil e, na sequência, seguindo com um percentual de localização.

- Publicidade -

Evolução tecnológica do produto – A alteração de tecnologias convencionais (ciclo Otto e Diesel), para tecnologias elétricas, eletrônicas e digitais, vem deixando os líderes de P&D e CEOs de muitas indústrias preocupados.

O fato de diferentes conceitos de tecnologia, como eletrificação, capacidade autônoma e conectividade, por meio da crescente proliferação de dispositivos IoT, serem aplicados simultaneamente, torna o desafio para a retomada de crescimento do setor ainda maior.

Novo perfil dos talentos – Estas mudanças trazem a necessidade de um novo perfil de talentos para o segmento.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Expertise, parceiros em P&D com footprint global e consultores com experiência em todo o ciclo de desenvolvimento e integração serão necessários para alavancar a transição de produto no Brasil, e o engenheiro automotivo experiente terá que passar por um processo disruptivo de pensamento e ciclo de desenvolvimento.

Além disso, o período do planejamento até o lançamento do produto deverá ser mais rápido, bem como tecnologias como a OTA (over the air, atualização de pacotes de melhorias ou correções de softwares do veículo remotamente) se tornarão cruciais, claro que atendendo às questões de segurança e documentação.

Diante do cenário de mudanças no setor Automotivo, a EDC Group aposta nas novas exigências do mercado automotivo e, por isso, vem ampliando seus investimentos na área de consultoria e outsourcing de serviços para este segmento, incluindo a abertura da sua filial nos EUA e a preparação de engenheiros para atender o novo perfil da indústria.

A EDC atua no mercado brasileiro há mais de 10 anos, com mais de 150 consultores voltados para o atendimento do setor automotivo e industrial.

Além disso, contribuímos com projetos de eletrônica embarcada em grandes multinacionais desta área. Por isso, vamos conseguir ajudá-la a se adequar as mudanças exigidas pelo mercado.

*Alessandro Domingues Alves, diretor-comercial da EDC Group.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil