terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Direção com Assistência Elétrica é a maior novidade do Fiat Punto

Do óleo para a eletricidade. Fiat mostra novidade tecnológica.

A direção hidráulica parece já está com os seus dias contados. A Fiat acaba de apresentar o mais novo sistema de Direção. É o Dualdrive, nome comercial dado pela série no modelo compacto Punto pela norte-americana de autopeças Delphi. Fábrica italiana do sistema E-Steer, desenvolvido pela gigante.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Quando os primeiros conjuntos de direção hidráulica apareceram, foram considerados um marco em termos de conforto e segurança automotiva. Agora a história se repete, porém com recursos técnicos ilimitados em virtude do uso da eletricidade.

O Dualdrive permite ao motorista escolher dois modos de operação. Um mais direto, firme, ajustado para percursos mistos e auto-estradas, e outro com o máximo de assistência, perfeito para centros urbanos e manobras de estacionamento. A seleção é feita com um simples apertar de botão no painel de instrumentos.

Nos sistemas hidráulicos tradicionais, os projetistas são forçados a tornar compatível o baixo esforço de esterçamento a respostas precisas e seguras de direção. O resultado nem sempre é satisfatório. O engenho da Delphi utiliza um algoritmo especial (fórmula matemática), que faz com que o volante retorne suavemente à posição central depois de uma curva ou mudança de faixa, garantindo a estabilidade. Por ser totalmente elétrico e independente do funcionamento do motor, o Dualdrive permite que a direção funcione com baixo esforço mesmo se o contato estiver desligado.

- Publicidade -

Uma das maiores vantagens para os projetistas é o menor número de peças e, conseqüentemente, as reduções de custo e espaço requerido no compartimento do motor. A simplicidade e a possibilidade de uso modular do sistema permitem que ele chegue à linha de montagem já pronto para instalação. Não mais que três minutos e meio são necessários para colocá-lo no veículo. A flexibilidade de montagem é outro ponto positivo. Como o servomotor elétrico é montado na coluna (ou na caixa de direção), a aplicação em diversos tipos de veículo acaba sendo bastante facilitada.

O Dualdrive permanece a maior parte do tempo em “modo de espera”, funcionando somente quando é necessário. Isso elimina a perda de potência imposta ao motor, melhorando a aceleração, o consumo de combustível e, por tabela, os níveis de emissão de poluentes. Sensores medem a velocidade do veículo e o torque (esforço) no volante. Esses parâmetros, juntamente com outras variáveis do sistema, são continuamente enviados ao módulo de controle, que determina a direção e a quantidade de torque produzida pelo servomotor elétrico. Como resultado, a velocidade de atuação aumenta ou diminui, ajustando a assistência necessária.

Num futuro não muito distante, o controle direcional de um automóvel aponta para o conceito steer-by-wire (sem nenhum vínculo mecânico entre o motorista e a caixa de direção). O Dualdrive é apenas o começo para esse engenhoso conjunto.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mecânica Online na Mídia
Quando o Mecânica Online é notícia!
Durante todo o mês de janeiro – Na seção sobre automóveis do Aqui.
Fomos escolhido entre os melhores do mês.

RETA DE CHEGADA
Jorge Moraes – Diário de Pernambuco
Estreou neste mês um web site inteiramente pernambucano e dedicado exclusivamente à Mecânica de automóveis. Trata-se do Mecânica Online (www.mecanicaonline.cjb.net), onde o internauta pode encontrar curiosidades, dicas e soluções para pequenos problemas do carro. Vale a pena dar uma conferida.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil