sexta-feira, 6 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Carro auto-suficiente está deixando de ser ficção

Muitos veículos já tem componentes que atuam independentemente da vontade do motorista

Ainda não dá para sentar diante do volante, cruzar as pernas e ler enquanto o carro faz o resto sozinho, mas do jeito que as coisas vão isso pode deixar de ser ficção em pouco tempo. Muitos veículos que já estão no mercado têm componentes auto-suficientes, responsabilizando-se por tarefas que até há pouco dependiam do motorista. Afinal, as montadoras sabem que construir veículos seguros por si só não é suficiente, enquanto uma “peça” essencial para o bom funcionamento do veículo – o próprio motorista – continuar a apresentar falhas de funcionamento.

- Publicidade -

Peugeot, BMW e Mercedes trataram de resolver um problema comum de se ver por aí: limpador de pára-brisa em funcionamento depois de a chuva parar. As três têm sistema de funcionamento bem parecido, que detecta a incidência de água no pára-brisa, aciona os limpadores, regula a velocidade de varredura de acordo com a intensidade de chuva e desliga quando ela cessa.

Já a Mercedes-Benz descobriu que muitos motoristas estavam batendo o carro por não utilizar a capacidade total de frenagem, e decidiu que o próprio veículo poderia encarregar-se dessa tarefa: quando o gerenciamento eletrônico percebe que o motorista pisa rapidamente no pedal de freio ou com pressão acima da usual (mas não total), ele conclui que se trata de situação de emergência e multiplica a pressão hidráulica para frear no menor tempo possível. O reforço é desativado quando o motorista tira o pé do freio.

Além disso, alguns modelos da Mercedes destravam portas e permitem acionamento do motor sem chave. Para isso, basta o proprietário estar com um cartão, denominado Keyless-Go (literalmente, “vá sem chave”). Com ele, a porta destrava quando o condutor põe a mão na maçaneta. O motor é ligado por meio de um botão na alavanca de câmbio.

- Publicidade -

O carro ideal, não do futuro, mas o de hoje, poderia ser o que reunisse todas as boas soluções já existentes. Além dos freios do Mercedes (Classe E e S) e dos limpadores de BMW, Mercedes e Peugeot, há muita coisa interessante por aí, infelizmente quase sempre em automóveis muito caros.

É o caso, por exemplo, do sistema auxiliar de estacionamento que Mercedes e BMW têm em seus modelos topo de linha: sensores instalados nos pára-choques informam, por meio de sinal sonoro e visual, a proximidade de obstáculos (outros carros estacionados, postes, etc.). Assim, ao estacionar em uma vaga meio apertada, o motorista pode ir dando ré até o sinal sonoro avisar que o veículo está próximo demais de outro carro.

Aquela impressão desagradável de inclinação da carroceria nas curvas também foi praticamente abolida no Citroën Xantia Activa. Nele, a suspensão hidractiva compensa inclinações do carro. O sistema também melhora a estabilidade. O Mercedes Classe S dispõe de suspensão adaptativa: dependendo das condições do piso ou da forma de condução do motorista, ela fica mais macia (para absorver imperfeições) ou mais rígida e baixa (para aumentar estabilidade).

- Publicidade -

Ainda no que se refere a suspensão, a BMW também tem um sistema de compensação que mantém a carroceria nivelada e com a mesma altura em relação ao solo independentemente de o carro estar vazio ou carregado.

Meio-fio – Na hora de estacionar, BMW e Mercedes (séries E e S) também dão uma boa contribuição ao motorista: nos modelos topo de linha, o retrovisor direito abaixa quando a ré é engrenada. Dessa forma, o motorista pode ver o pneu traseiro e evitar que ele raspe no meio-fio.

Além disso, retrovisores externos dobráveis por meio de um simples toque de botão no painel (como os existentes no Alfa Romeo 164, Mercedes S e BMW série 7) ajudam quando é necessário passar por um lugar muito estreito. Nesse caso, porém, o recurso foi utilizado não apenas como medida de conforto mas também quase por necessidade, já que esses modelos são mais largos que a média.

Retrovisores podem ainda ser melhores quando dispõem de dispositivo automático antiofuscamento, como o de vários carros de luxo (Land Rover, BMW, Mercedes, etc.). Nesse caso, quando recebe incidência de farol alto, o espelho escurece sozinho, dispensando a mudança de ângulo manual. Os externos poderiam ter desembaçadores, como os do Ford Mondeo, Fiesta, etc.

A necessidade de regular novamente a posição de banco e retrovisores depois de outra pessoa ter dirigido o carro também não é problema em versões topo de linha da Mercedes, BMW, Lexus e Land Rover. Alguns veículos dessas marcas dispõem de até três opções de regulagem memorizadas para banco, retrovisor e volante. Se alguém mexer, basta apertar a tecla com sua regulagem personalizada e os controles voltam à posição.

No Lexus LS 400, até a regulagem de altura do cinto de segurança é elétrica, enquanto no Mercedes S os apoios de cabeça traseiros erguem-se automaticamente quando o cinto é afivelado.

Volante programado – Ao se colocar a chave na ignição, o volante de madeira do Mercedes S500 desce para a posição previamente programada. Quando a chave é retirada, o volante volta a subir, para facilitar a saída do motorista. Num display do painel, o motorista pode escolher entre milhas e quilômetros no velocímetro.

Banco esperto – Para regular o banco, basta ajustar a distância em relação aos pedais e apertar um botão na porta: o carro “lê” o comprimento das pernas do motorista e a partir disso presume as outras medidas do corpo, ajustando altura, inclinação do encosto, apoio de cabeça, distância e altura do volante, etc.

Farol de xenônio – Os faróis de gás xenônio têm limpadores embutidos no pára-choque. A regulagem de altura do facho é automática e varia dependendo da carga. Por meio de um display no painel, o motorista pode escolher entre acionamento manual ou automático dos faróis.

Retrovisor e pisca – Os piscas laterais, no corpo dos retrovisores, são mais visíveis, mesmo para quem vem de trás, como motociclistas. Isso porque a luminosidade gerada por leds é espalhada para a lateral por meio de difusores de policarbonato. Os retrovisores podem ser recolhidos eletricamente.

Sensor faz o apoio de cabeça mover-se para prevenir lesão
É uma das novidades da automação nos carros; tração também pode ter controle eletrônico

Tirar as mãos do volante para trocar de estação, aumentar o volume e acionar o controlador de velocidade é coisa do passado em muitos carros, como BMW, Ford, Peugeot, Citroën, Mercedes, etc. Os volantes desses carros abrigam vários controles. Já a tradicional batida para fechar a porta foi abolida no Mercedes Classe S: para tanto, basta encostar a tampa que um servomotor encarrega-se de terminar o fechamento – silenciosamente.

No que diz respeito a segurança, a auto-suficiência dos carros deu um passo à frente com o novo modelo 9-5 da sueca Saab: quando o encosto do banco detecta aumento repentino da pressão exercida pelo corpo do ocupante – o que pode ser sinal de colisão traseira –, o apoio de cabeça sobe e projeta-se para a frente, para prevenir lesões no pescoço.

Outro dispositivo de segurança é o controle de tração, que começou nos carros de luxo e já chegou aos intermediários: se o motorista entra rapidamente em uma curva e o carro começa a derrapar, automaticamente há um corte de potência no motor, para evitar perda de direção, ao mesmo tempo que uma luz de advertência no painel pisca avisando que o carro está no limite de aderência.

Quando se fala em tração de carros de passeio, porém, o modelo que vem à tona é o Subaru SVX, com seu sistema 4×4 que aumenta consideravelmente a estabilidade em curvas.

A força de tração deste Subaru, é automaticamente dividida pelas quatro rodas, de acordo com condições de piso, velocidade, etc. Assim, dependendo das condições, o carro pode tanto andar com 80% da tração na frente e o restante atrás ou até mesmo inverter essa força, sem nenhuma interferência do motorista. Esse mecanismo melhora muito a estabilidade direcional do veículo.

Há modelos 4×4 da Volvo que também distribuem a tração de acordo com a aderência nas rodas.Outro modo de manter o carro na linha é fazer com que as rodas traseiras também mudem levemente de ângulo, acompanhando o esterçamento das dianteiras.

A Nissan emprega essa tecnologia no esportivo 300ZX, e Peugeot e Citroën fazem algo parecido em alguns de seus modelos. Câmbios também deixaram há muito de se dividir em apenas duas grandes categorias: mecânicos ou automáticos. Automóveis como Porsche, Audi, Volkswagen (todos com Tiptronic), BMW (Steptronic), Chrysler (Autostick) e Mercedes (One-touch) têm câmbio “2 em 1”: o motorista pode selecionar seu modo predileto de dirigir e usufruir das vantagens de ambos os tipos de transmissão. Em alguns casos, como o do Porsche e da Audi, as marchas podem ser mudadas também no volante, como nos carros de Fórmula 1.

Em conversíveis, a Mercedes pulou na frente com o SLK, que é ao mesmo tempo cupê e conversível. Devido ao seu teto rígido eletricamente recolhível, o SLK é o único carro “aberto e fechado” ao mesmo tempo, a um toque de botão.

Já os faróis de Lexus LS 400, Mercedes Classe S e Ford Explorer podem ligar-se automaticamente quando cai a luminosidade (à tarde ou na entrada de túneis, por exemplo). Nos dois primeiros, a altura do facho mantém-se no nível independentemente da carga no porta-malas ou do número de ocupantes.

O carro ideal poderia ter também um sistema de ventilação de acionamento programável, como o da BMW. Por meio dele, o motorista que deixa o carro o dia todo estacionado sob o sol pode programar o ventilador para ligar, por exemplo, cinco minutos antes da hora que pretende chegar ao veículo. Assim, quando a porta for aberta, a temperatura interna estará bem mais agradável.

Outro conforto é a regulagem elétrica também para o banco de trás, como no BMW série 7 e Mercedes S. Nesses carros, é possível movimentar o banco para frente e para trás, alterar a inclinação do encosto e mexer no enchimento de apoio lombar simplesmente tocando em botões.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008