O roubo e furto de carros aumenta a cada dia: só no Estado de São Paulo foram “afanados 221.774 veículos em 1999, aumento de 26% em relação ao ano anterior, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Desse total, mais de 50% não foram recuperados.
Na Capital, por onde circulam aproximadamente 5 milhões de automóveis, ocorrem 51,49% dos casos – a frota em todo estado é 12 milhões de veículos.
É possível evitar, ou pelo menos dificultar, a ação dos ladrões nos casos de furto. “O criminoso leva cerca de um minuto para abrir o veículo e colocá-lo em movimento”, alerta o delegado titular da 1ª Delegacia da Divisão de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos de Cargas (Divecar), Manoel Camassa. Ele dá algumas dicas para evitar que o carro seja furtado:
. Nunca estacione em lugares ermos e escuros.
Ao estacionar, trave o veículo.
. Jamais deixe a chave reserva e o documento no interior do veículo.
. Verifique se o manobrista trabalha de fato para o restaurante ou o estabelecimento diante do qual você estacionou.
. Instale equipamentos de segurança como alarme, traves e corta ignição.
. Faça sempre o seguro do carro.
. Os roubos, quando o assaltante usa de violência, também podem ser evitados. Lembre-se: ladrão não tem preferência por vítima. Ele escolhe aquela que estiver “dando sopa”. Por isso, procure seguir estas dicas.
Observe a movimentação na rua, antes de embarcar e desembarcar do veículo.
À noite, respeite os semáforos. Se o sinal ficou vermelho, reduza a marcha e diminua a velocidade. Dirija de tal forma que, ao chegar ao cruzamento, o sinal esteja aberto para você.
Evite usar relógios, pulseiras, correntes, celulares e outros objetos que chamem a atenção. Para o ladrão, isso é sinônimo de boa conta corrente.
Jamais espera por uma pessoa dentro do veículo.
Namorar dentro do carro pode ser gostoso, mas é coisa do passado.
Deixe os espelhos retrovisores bem colocados para perceber qualquer movimento ao redor.
Cuidado com os falsos vendedores e pedintes.
Se mesmo com todos esses cuidados você for alvo de assaltantes, tente manter a calma, não faça movimentos bruscos nem reaja. É preferível perder o patrimônio do que a vida.