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Necessidade de laboratório didático na formação de engenheiros

A tarefa dos engenheiros na sociedade moderna é cada vez mais complexa na medida em que ele é desafiado a resolver problemas variados e inesperados em vista da rapidez do progresso científico e tecnológico do mundo globalizado. Os computadores, por exemplo, substitutos das saudosas réguas de cálculo, tornaram a aplicação das teorias cada vez mais fácil, causando uma verdadeira revolução nas técnicas dos cálculos da engenharia.

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O Brasil precisa desenvolver processos próprios para as condições, as matérias primas e o grau de desenvolvimento do país. Agregar tecnologia aos nossos produtos parece ser o modo mais eficiente de se diminuir as diferenças regionais, nacionais e internacionais. A preparação dos engenheiros nesta conjuntura requer uma base teórica firme aliada a fazer com que saibam aplicá-las aos casos concretos.

Neste sentido um dos aspectos mais importantes para o fortalecimento do ensino de graduação universitária em tecnologia, é a existência de laboratórios, em que o aluno possa presenciar a conjugação da teoria com a prática.

Este conhecido mecanismo favorece a assimilação dos conceitos e a habilidade de associar um fenômeno físico com sua formulação matemática, potencializando a desejada consistência ao processo ensino-aprendizagem das engenharias.

A UFPE na pessoa do Reitor Prof. Mozart Neves Ramos vem estimulando este tipo de enfoque no ensino tecnológico universitário, e através da sua Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral pelo Prof.

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Hermino Ramos de Souza viabilizou a iniciativa da direção do Departamento de Engenharia Mecânica que contou também com o apoio da direção do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE para a reforma e construção do Laboratório Didático Pedagógico de Fluidos (LDP-FLU).

Esta pequena unidade do Departamento de Engenharia Mecânica com apenas cerca de 100 m2­ de área, contrasta, seu reduzido espaço físico com um objetivo de grande alcance que é o de despertar no estudante o desejo de compreender os fenômenos básicos da Mecânica dos Fluidos e suas aplicações nos diversos ramos da Engenharia, em especial na Engenharia Mecânica e suas relações com o ambiente fluido (ar e água).

O LDP-FLU é dividido em áreas de experimentos físicos (Unidades de Aerodinâmica e Hidrodinâmica), experimentos computacionais (GMFA – Grupo de Mecânica dos Fluidos Ambiental da UFPE, ver site http://gmfa.demec.ufpe.br), além de contar com Sala de Aulas/Projeções e Sala da Coordenação do laboratório.

A metodologia de trabalho proposta para o LDP-FLU consiste na operacionalização dos meios necessários a prática do seguinte processo: base teórica (aulas convencionais); experimentação em laboratório (aulas práticas, pesquisa e extensão) e visualização dos fenômenos físicos (laboratórios com auxílio de recursos multimídia).

Além de motivar a preparação e facilitar a realização de aulas práticas, o laboratório será utilizado também como espaço para apresentação de seminários, trabalhos de pesquisa, serviços de extensão e prestação de serviços técnicos especializados na sua área de atuação.

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Espera-se, com os esforços do planejamento e da construção deste laboratório e principalmente, com seu efeitos de demonstração, contribuir de modo exemplar com a alavancagem da qualidade do ensino de graduação em engenharia mecânica na UFPE, ajudando desse modo, a abrir novas perspectivas e caminhos para a juventude estudiosa de Pernambuco e Região.

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