segunda-feira, 4 março , 2024
28 C
Recife

Conheça seu perfil ao volante

Há motoristas que obedecem à sinalização, respeitam os limites de velocidade, cuidam bem de seus veículos. Mas, por incrível que pareça, provocam acidentes. Conheça os perfis psicológicos de alguns desses motoristas, veja se você tem algumas características de um ou mais deles. E procure corrigir-se no que estiver errado.

Playboy – Dirige sempre no limite de velocidade permitido, quando não infringe a lei, superando essa velocidade. Usa o carro como instrumento de conquista, e não respeita os outros motoristas. Liga o som no volume máximo, o que o impede de ouvir buzinas de outros veículos, ou mesmo um apito do guarda de trânsito. Sua música é aquela: “Ele é o bom, é o bom, é o bom. Meu carro é vermelho, só uso espelho p’ra me pentear…”.

Folgado – Estaciona em fila dupla, faz conversões em locais proibidos, pára no acostamento para tomar um refrigerante. Esquece as setas ligadas, por preguiça. Freqüentemente, fica sem combustível, por que se esqueceu de encher o tanque antes de um longo trajeto. Ultrapassa mesmo quando outro veículo já iniciou a fazê-lo.

Chaleira – Ferve e solta fumaça por qualquer motivo. Briga com todos, xinga, e às vezes não presta atenção na própria direção. Já sai de casa querendo brigar.

Dono do mundo – Avança na faixa de outros carros, anda devagar se está só passeando, mas, se está com pressa, pressiona o veículo da frente com buzinadas, luzes e gritos. Só ele tem direitos. Os outros têm deveres. As leis de trânsito foram feitas para todo mundo – menos ele, que dirige melhor e tem mais direitos.

Farofeiro – Transforma o carro quase em um trailer, transportando malas em excesso, sempre com mais passageiros do que o carro e o Código de Trânsito permitem. Uma de suas mãos está sempre ocupada, com lanches, refrigerantes, cigarro etc.

Piloto – Aposta corrida o tempo todo, até se dar conta de que o carro que ultrapassou a 150 km/h é uma viatura da Polícia Rodoviária. Gosta de viver perigosamente, e coloca passageiros e outros motoristas em perigo ainda maior. Sabe de cor qual a potência de cada modelo de veículo.

Obs: Esses perfis se aplicam a ambos os sexos.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn