Em sua nona geração, o Corolla chega ao mercado brasileiro com um design inovador, maior conforto e espaço interno e com tecnologia de ponta, representada principalmente pelo motor com o exclusivo sistema de comando de válvulas variável inteligente, o VVT-i (Variable Valve Timing – intelligent).
Para produzir o Novo Corolla, a Toyota do Brasil investiu US$ 300 milhões na reformulação e ampliação da sua fábrica, localizada em Indaiatuba, interior de São Paulo.
Um dos pontos fortes do carro, que seguem três conceitos do New Century Value, ou seja, os Valores do Novo Século, que são: design inovador, conforto em um espaço interno requintado e tecnologia de última geração.
Estes serão os atributos que irão posicionar o Corolla 2003 como a nova sensação do mercado.
Com o modelo, a Toyota pretende criar uma nova imagem para a marca, já consagrada pela qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos.
Agora, além da razão, a Toyota também quer atingir a emoção de seus consumidores, rejuvenescendo a marca e aumentando significativamente sua base de clientes potenciais, ampliando consequentemente a sua participação de mercado.
Até 2010, a Toyota tem como objetivo conquistar uma “fatia” de 10% do mercado brasileiro.
O novo Corolla, que já está disponível nos 85 distribuidores da marca desde o dia 15 de junho, está disponível com duas motorizações – 1.8 VVT-i 16V para as versões XEi e SE-G, e 1.6 VVT-i 16V para a versão XLi.
Opção também de transmissão automática e mecânica para as versões XLi e XEi, enquanto a versão SE-G vem equipada exclusivamente com transmissão automática.
A Toyota oferece garantia de três anos sem limite de quilometragem para todas as versões.
De julho até o final do ano, deverão ser colocadas no mercado aproximadamente 2.300 unidades mensais, e, a partir do próximo ano, três mil carros por mês.
A primeira geração do Corolla foi lançada em 1966. O modelo é produzido atualmente em 15 países nos cinco continentes e é vendido em mais de 140 mercados.
Até o final deste ano as vendas do modelo deverão ultrapassar 30 milhões de unidades.
Tecnologia de ponta
Além do motor 1.8 16V, o novo Corolla conta agora com o motor 1.6 16V, ambos com bloco e cabeçote de alumínio.
Mas o grande destaque das novas motorizações do Corolla está na adoção do exclusivo sistema de comando de válvulas variável inteligente, o VVT-i.
Mais moderno e eficiente, o novo sistema, sem igual no mercado, proporciona uma variação contínua da abertura de válvulas, que melhora o desempenho, o consumo e os índices de emissões do veículo.
Os novos motores também dispõem de duplo comando de válvulas no cabeçote com acionamento por corrente e coletor de admissão de plástico.
O motor 1.6 16V tem potência de 110 cv a 6.000 rpm, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 10,93 segundos, na versão mecânica, e 13,35 segundos, na versão automática.
Já o consumo de combustível é de 17 km/l (mecânica) e 17,9 km/l (automática). O torque máximo é de 15,0 kgf.m a 4.400 rpm.
Na versão 1.8 16V, que ganhou 20 cv de potência, passando de 116 cv a 5.800 rpm para 136 cv a 6.000 rpm, o Corolla acelera de 0 a 100 km/h em 10,08 segundos e faz 16,9 km/l na versão mecânica.
Já na automática, versão XEi, por exemplo, o carro alcança 100 km/h em 12,45 segundos e percorre 18 km/l. O torque máximo, que era de 15,7 kgf.m a 4.800 rpm, agora é de 17,5 kgf.m a 4.200 rpm.
Esses dados de desempenho foram fornecidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia a partir testes foram realizados em um campo de provas na cidade de Americana (SP). A aferição de consumo foi obtida à velocidade constante de 80 km/h em pista plana.
Adaptação: Tarcisio Dias – Mecânica Online