sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Renault e Jean-Michel Jarre fazem do carro um espaço para viver experiências sonoras únicas

Renault e Jean-Michel Jarre revelam os detalhes de sua parceria com o objetivo de fazer do carro um espaço para viver experiências sonoras únicas

A Renault está detalhando os objetivos de sua parceria com o francês Jean-Michel Jarre, artista e engenheiro de som conhecido mundialmente.

- Publicidade -

“O carro é um espaço formidável para criar sinergias entre a tecnologia e a ecologia. A Renault é uma montadora de automóveis em plena transformação e é muito bacana integrar todos meus conhecimentos de engenharia do som neste universo, com inúmeras possibilidades de experiências sonoras”, explica Jean-Michel Jarre, artista e engenheiro de som.

Jean-Michel Jarre está trabalhando com a Renault para desenvolver a experiência sonora dos futuros modelos elétricos da marca, em uma parceria com foco em três áreas:

- Publicidade -

‘LESS IS MORE’: O NOVO DNA SONORO DOS FUTUROS COCKPITS – Embarcada no carro-conceito Scénic Vision, a tecnologia “Less is More” demonstra a ambição da Renault de criar um excelente sistema de áudio utilizando um mínimo de componentes.

Esta estratégia é tecnológica e também sustentável, potencializando a experiência dos passageiros na cabine. Todo o sistema de som do Scénic Vision foi desenvolvido sob esta perspectiva, reduzindo o número de alto-falantes dentro do carro.

A inovadora instalação do sistema de áudio é feita com alto-falantes do tipo médio grave, instalados em cada porta, que são complementados por um sistema de bolhas sonoras ou “sound bubbles”, instalados em cada apoio de cabeça.

- Publicidade -

Assim, os passageiros desfrutam de uma acústica de alta qualidade que é ao mesmo tempo imersiva, individual e aumentada.

NOVA ASSINATURA SONORA COM A ASSINATURA JEAN-MICHEL JARRE – Com a expansão do uso de veículos elétricos, tornou-se necessário repensar o papel do som dentro e fora do carro.

A pedido da Renault, Jean-Michel Jarre está trabalhando na nova assinatura sonora de seus modelos elétricos, para integrar todo seu know-how e criatividade ao trabalho das equipes da marca.

A assinatura sonora inclui várias funcionalidades, desde a sequência de inicialização do veículo e todo o sistema de áudio (componentes, localização, algoritmos), até o som externo emitido pelo veículo elétrico quando está em movimento abaixo de 30 km/h, para alertar sobre sua presença aos pedestres (Sons de Alerta para Pedestres, VSP).

“SONIC ROADS”: SERVIÇO PATENTEADO PELA RENAULT PARA UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL AMPLIADA DURANTE TODO O TRAJETO

Jean-Michel Jarre também vai participar da criação artística do primeiro algoritmo da inovação “Sonic Roads” da Renault.

Este serviço patenteado pela Renault oferece a trilha sonora ideal para o trajeto em função das preferências musicais do condutor inspirada em parâmetros contextuais da rota, como locais, paisagens, previsão do tempo e horário.

Como pesquisador na área de música, Jean-Michel Jarre vai propor uma associação entre os dados contextuais captados pelo carro e conteúdos musicais (músicas, podcasts, informações, etc.).

Esta experiência sensorial inédita para todos os passageiros vai intensificar a sensação de imersão com o entorno.

A parceria firmada entre a Renault e Jean-Michel Jarre tem uma duração prevista de pelo menos 3 anos. Os frutos desta colaboração poderão ser conferidos nos futuros modelos elétricos da marca Renault.

Mas as primeiras aplicações já podem ser vistas, já que Jean-Michel Jarre assinou a direção artística dos sistemas de áudio Harman Kardon do Mégane E-Tech e de todos os novos modelos que serão lançados.

Para saber mais sobre os destaques da Renault na Vivatech, acesse este link: events.renaultgroup.com

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança