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Toyota lança Corolla 2003 totalmente novo

Em sua nona geração, o Corolla chega ao mercado brasileiro com um design inovador, maior conforto e espaço interno e com tecnologia de ponta, representada principalmente pelo motor com o exclusivo sistema de comando de válvulas variável inteligente, o VVT-i (Variable Valve Timing – intelligent).

Para produzir o Novo Corolla, a Toyota do Brasil investiu US$ 300 milhões na reformulação e ampliação da sua fábrica, localizada em Indaiatuba, interior de São Paulo.

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Um dos pontos fortes do carro, que seguem três conceitos do New Century Value, ou seja, os Valores do Novo Século, que são: design inovador, conforto em um espaço interno requintado e tecnologia de última geração.

Estes serão os atributos que irão posicionar o Corolla 2003 como a nova sensação do mercado.

Com o modelo, a Toyota pretende criar uma nova imagem para a marca, já consagrada pela qualidade, durabilidade e confiabilidade de seus produtos.

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Agora, além da razão, a Toyota também quer atingir a emoção de seus consumidores, rejuvenescendo a marca e aumentando significativamente sua base de clientes potenciais, ampliando consequentemente a sua participação de mercado.

Até 2010, a Toyota tem como objetivo conquistar uma “fatia” de 10% do mercado brasileiro.

O novo Corolla, que já está disponível nos 85 distribuidores da marca desde o dia 15 de junho, está disponível com duas motorizações – 1.8 VVT-i 16V para as versões XEi e SE-G, e 1.6 VVT-i 16V para a versão XLi.

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Opção também de transmissão automática e mecânica para as versões XLi e XEi, enquanto a versão SE-G vem equipada exclusivamente com transmissão automática.

A Toyota oferece garantia de três anos sem limite de quilometragem para todas as versões.

De julho até o final do ano, deverão ser colocadas no mercado aproximadamente 2.300 unidades mensais, e, a partir do próximo ano, três mil carros por mês.

A primeira geração do Corolla foi lançada em 1966. O modelo é produzido atualmente em 15 países nos cinco continentes e é vendido em mais de 140 mercados.

Até o final deste ano as vendas do modelo deverão ultrapassar 30 milhões de unidades.

Tecnologia de ponta

Além do motor 1.8 16V, o novo Corolla conta agora com o motor 1.6 16V, ambos com bloco e cabeçote de alumínio.

Mas o grande destaque das novas motorizações do Corolla está na adoção do exclusivo sistema de comando de válvulas variável inteligente, o VVT-i.

Mais moderno e eficiente, o novo sistema, sem igual no mercado, proporciona uma variação contínua da abertura de válvulas, que melhora o desempenho, o consumo e os índices de emissões do veículo.

Os novos motores também dispõem de duplo comando de válvulas no cabeçote com acionamento por corrente e coletor de admissão de plástico.

O motor 1.6 16V tem potência de 110 cv a 6.000 rpm, que faz o carro acelerar de 0 a 100 km/h em 10,93 segundos, na versão mecânica, e 13,35 segundos, na versão automática.

Já o consumo de combustível é de 17 km/l (mecânica) e 17,9 km/l (automática). O torque máximo é de 15,0 kgf.m a 4.400 rpm.

Na versão 1.8 16V, que ganhou 20 cv de potência, passando de 116 cv a 5.800 rpm para 136 cv a 6.000 rpm, o Corolla acelera de 0 a 100 km/h em 10,08 segundos e faz 16,9 km/l na versão mecânica.

Já na automática, versão XEi, por exemplo, o carro alcança 100 km/h em 12,45 segundos e percorre 18 km/l. O torque máximo, que era de 15,7 kgf.m a 4.800 rpm, agora é de 17,5 kgf.m a 4.200 rpm.

Esses dados de desempenho foram fornecidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia a partir testes foram realizados em um campo de provas na cidade de Americana (SP). A aferição de consumo foi obtida à velocidade constante de 80 km/h em pista plana.

Adaptação: Tarcisio Dias – Mecânica Online

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