Audi S4, Audi A8 e Audi TT 3.2 quattro são exemplos atuais do design acústico ativo
Música para os ouvidos – todos os carros Audi devem atender a este pré-requisito em um certo nível.
O design acústico se tornou um componente adicional importante no desenvolvimento de veículos em Ingolstadt. Pode-se dizer que é o cartão de chamadas acústico da marca das quatro argolas.
Audi S4, Audi A8 e Audi TT 3.2 quattro são exemplos atuais do design acústico ativo dos sons da Audi.
Cerca de 45 engenheiros trabalham na análise e no design do som veicular. O design sonoro vem sendo trabalhado de forma intensiva na Audi por pelo menos duas gerações de veículos.
Quem contribuiu muito para esse processo é Thomas Kriegel, responsável pelo departamento de Acústica da série Audi A4.
O engenheiro utiliza seqüências sonoras pouco usuais em sua profissão quando fala sobre um “carro orquestrado”, “a arte de compor e dirigir”, “bons músicos” ou “notas erradas” e “a sinfonia dos quatro anéis”.
O som de um carro deve atender às expectativas criadas por seu design e posicionamento junto ao cliente.
Isto significa que veículos como o Audi S4 ou o Audi TT 3.2 quattro devem ter uma sonoridade esportiva – devem “soar velozes”.
Nestes casos, uma acústica retraída apenas desapontaria o cliente. O A8, por sua vez, tem uma sonoridade que transmite conforto, com um toque esportivo.
Expectativa apropriada: este é um outro desafio para aqueles que desenvolvem os sons. Afinal, cada pessoa percebe os sons de forma diferenciada.
O design sonoro deve tornar objetivo as impressões subjetivas. A meta é obter apenas respostas positivas à sonoridade Audi. E sempre levar em consideração a regulamentação acústica existente.
A percepção subjetiva é avaliada de acordo com critérios psico-acústicos, cujos parâmetros existem desde a década de 50. A avaliação de ruídos vai de “estimulante”, “suave” a “questionável”. Kriegel afirma: “Você pode afirmar de forma geral que, quanto mais alto o tom, mais desagradável ele será percebido pelos ocupantes do veículo. Essas tonalidades são irritantes e podem causar agressividade. E isso não deve acontecer quando você está dirigindo. Os tons baixos, por outro lado, provavelmente serão considerados agradáveis.”
O som de um Audi depende de seu modelo. Como deve soar o motor, a entrada de ar ou o sistema de exaustão? Qual é a resposta acústica que deve ser ouvida quando o acelerador é pressionado, quanto barulho exterior deve ser ouvido no interior? Quais os sons que os vidros elétricos ou os indicadores devem fazer? Ou quão retumbante deve ser o som da trava da porta? – os engenheiros acústicos da Audi determinam todos esses sons.
Kriegel diferencia os “bons músicos” e as “notas erradas” na orquestra do carro. Naturalmente, este deve ser conduzido de forma adequada.
“No passado, o trabalho do engenheiro acústico era basicamente focado na supressão de sons. Nós chamamos isso de limpeza sonora, “ explica Kriegel. O trabalho mudou com a demanda por “bons músicos” no automóvel. Isto inclui a carroceria, o sistema de exaustão, o motor, a entrada de ar e estruturas agregadas.
As “notas erradas” são geradas por pneus, direção, transmissão e ruídos dos auxiliares e do vento. O repertório é variado: os pneus podem cantar, a transmissão ranger, o painel ressoar, o câmbio rugir, os geradores gemer e a ventoinha chiar.
Para compor a sinfonia das quatro argolas com todos eles, os engenheiros acústicos da Audi “tocam” diferentes possibilidades de desing em teclados. Além da entrada de ar, o motor e o sistema de exaustão, em particular, podem compor sons.
É por isso que flaps pneumáticos direcionáveis podem ser encontrados nos novos S4 e TT 3.2 quattro.
Estes componentes garantem uma secção transversal menor na geometria da tubulação de escapamento enquanto o motor se encontra em baixas rotações e equivalentemente maior em rotações elevadas.
Assim, uma riqueza sonora constante é obtida em todo o espectro de velocidade. No final do dia, a maior preocupação é obter o balanço entre o conforto e a característica esportiva, até mesmo para o super esportivo S4.
O resultado deste trabalho de desenvolvimento não é um som Audi uniforme, mas um conceito acústico planejado para cada modelo.
O padrão de qualidade apresentado pelo som Audi é o balanceamento de freqüências, avaliação de sensibilidade e espontaneidade do som, um certo grau de crueza, freqüências naturais e um soar homogêneo do motor.
E a característica sonora perfeita de cada Audi no portfólio de modelos continuará a ser objetivada. E isso é mais do que apenas música no futuro.