segunda-feira, 2 dezembro , 2024
28 C
Recife

Global NCAP apresenta tecnologias para promoção de segurança nas pistas

A organização Global NCAP promoveu em Brasília (DF), o lançamento da campanha mundial Stop the Crash Partnership, que tem como foco a segurança viária. Uma série de novas tecnologias em veículos foram testadas e comprovadas no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson.

De acordo com o patrocinador da Comissão para a Segurança Viária Global, príncipe Michael de Kent, o primeiro passo para garantir um trânsito mais seguro é conscientizar motoristas e impulsionar o mercado para que ofereça veículos cada vez mais seguros.

- Publicidade -

Na abertura do evento, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, ressaltou os novos regulamentos brasileiros que obrigam o uso do cinto de segurança e do apoio de cabeça em todos os assentos do veículo, a presença do sistema ISOFIX para aumentar a segurança na fixação de cadeirinhas para crianças, e o aprimoramento do desempenho do sistema de frenagem por meio da presença do ABS.

O ministro admitiu, no entanto, que o Brasil ainda precisa avançar nesta área. “Apesar da legislação de segurança veicular ter evoluído bastante no Brasil, muito ainda há que ser feito para tornar o veículo brasileiro tão seguro quanto os veículos comercializados nos países desenvolvidos. Tal situação reflete-se em toda a região latino-americana, como mostram os resultados de ensaios independentes, como aqueles que são realizados pela Global NCAP, por meio de seu braço regional, a LatinNCAP”, afirmou.

Após a abertura, o próprio ministro testou um dos sistemas antibatidas apresentados pela Global NCAP: o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), com tecnologia antiderrapante. O sistema já é obrigatório na Austrália, Canadá, União Europeia, Israel, Japão, Nova Zelândia, Corea do Sul, Turquia, nos Estados Unidos e já está sendo implantado na Argentina.

- Publicidade -

Foram apresentados, ainda, o Sistema de Freios Antibloqueios para Motos (ABS), que evita o bloqueio das rodas, promovendo estabilidade na desaceleração, e o Sistema de Frenagem Autônomo de Emergência (AEB), que identifica pessoas e obstáculos e evita a colisão, acionando freios e outros dispositivos do veículo.

Além do príncipe Michael de Kent e do ministro Gilbeto Kassab, participaram da mesa de abertura e dos testes o ministro para segurança nas estradas da Austrália, Michael McCormack e o administrador da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), Mark Rosekind. Os jornalistas presentes também puderam testar as tecnologias disponíveis.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno