sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz apresenta a linha Classe A 2004

O Mercedes-Benz Classe A 2004, que está sendo apresentado ao público no espaço da DaimlerChrysler em Campos do Jordão, traz mais uma inovação ao mercado: agora, todas as versões do modelo vêm com os pisca-piscas integrados aos espelhos retrovisores.

A versão Classic passa a contar ainda com os faróis em policarbonato transparente e novas lanternas traseiras com detalhes brilhantes. Já no Elegance foram incorporadas novas rodas de liga-leve, que realçam sua sofisticação.

- Publicidade -

Com as mudanças o Classe A 2004 passa a estar mais integrado à família de automóveis da marca, oferecendo ainda mais segurança para os motoristas e mostrando novamente seu pioneirismo: é o primeiro carro nacional a vir com os piscas instalados nessa posição.

Piscas integrados aos espelhos retrovisores aumentam a segurança

Com os novos piscas nos retrovisores a linha Classe A 2004 fica mais moderna e segura. Os sinalizadores de direção, com o novo posicionamento, passam a oferecer uma melhor visibilidade para os motoristas. Mesmo durante uma ultrapassagem, os piscas nas extremidades dos espelhos permanecem visíveis.

- Publicidade -

Além de melhorar a visibilidade para os condutores durante o trânsito, os novos pisca-piscas estão localizados numa posição mais elevada em relação ao solo e têm uma área iluminada três vezes maior que a versão anterior do modelo.

Os sinalizadores também estão mais externos em relação à carroceria do automóvel, oferecem um maior ângulo de visão e possuem lâmpadas com maior potência. Todas essas características reunidas fazem com que os novos piscas se integrem ao conceito de segurança, tecnologia e modernidade do Classe A.

Classe A oferece três tipos de câmbio e duas motorizações diferentes

- Publicidade -

O Mercedes-Benz Classe A está disponível em três versões de acabamento, Classic, Elegance e Avantgarde, duas motorizações (1.6 de 102 cavalos ou 1.9 com 125 cavalos de potência) e três tipos de câmbio: manual, semi-automático ou automático seqüencial de cinco velocidades.

O modelo vem ainda com dois anos de garantia e uma extensa lista de equipamentos de série como, por exemplo, ar-condicionado, direção hidráulica eletrônica, air-bag duplo, ABS, ASR, BAS, EBD e ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade). Com esse pacote, o Classe A 2004 se consolida no mercado nacional como o automóvel com a melhor relação custo-benefício em seu segmento.

Toda a linha Classe A 2004 já está exposta nos concessionários da marca e em Campos do Jordão, no espaço das marcas Mercedes-Benz, Chrysler, Jeep e Dodge, que abre todas às sextas-feiras e sábados, das 11 hs às 19 hs, e aos domingos das 10 hs às 18 hs, até o dia 03 de agosto. Endereço: Rua Renato Ribeiro, 52, na entrada do Bairro de Capivari, em Campos do Jordão (SP).

Classe A: um automóvel pioneiro

Desde seu lançamento no Brasil, em 1999, o Classe A vem ditando tendências e se transformando em uma referência de segurança, inovação e modernidade. Com alto padrão de qualidade e recursos que representam uma revolução em tecnologia, o Classe A vem conquistando os consumidores brasileiros, que demonstram altos índices de satisfação com o automóvel.

Também segundo pesquisas realizadas pela empresa, o Classe A é o carro nacional mais recomendado por seus proprietários, além de ser considerado uma das compras mais inteligentes da atualidade.

Além do pacote completo de equipamentos, o Classe A 2004 tem uma taxa de seguro muito inferior a de seus concorrentes diretos do mercado. Isso acontece por causa da facilidade de manutenção, da confiabilidade do produto e dos equipamentos.

Tempomat e Speedtronic: mais uma exclusividade do Classe A

O Classe A 2004 também continua sendo o único automóvel nacional a vir equipado com limitador variável de velocidade, o Speedtronic, e piloto automático, o Tempomat. O primeiro recurso possibilita ao motorista escolher a velocidade máxima livremente, já com o Tempomat o motorista pode manter constante a velocidade de sua preferência.

Ambos os equipamentos, disponíveis para as versões Elegance e Avantgarde, este equipado com câmbio mecânico, estão localizados em uma alavanca de dupla função, localizada ao lado esquerdo do volante, acima da alavanca das setas de direção.

Classe A vem com motor 1.6 ou 1.9

O Classe A 190 está equipado com um motor de 125 cavalos de potência. Com esta motorização e a transmissão mecânica, o modelo atinge os 190 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos.

O modelo conta com uma excelente relação peso x potência, de 8,7 kg/cv, que o torna um dos mais rápidos de seu segmento, com um desempenho comparável ao de modelos equipados com motorizações maiores.

Já o Classe A 160 traz um motor de 102 cavalos de potência. Com essa motorização, o A 160 chega aos 180 km/h de velocidade e vai de 0 a 100 km/h em 11,3 segundos.

Em ambas as versões a potência máxima é obtida em baixas faixas de rotação, proporcionando ao motorista um excelente desempenho com ótimas retomadas de velocidade.

Câmbio automático seqüencial de cinco velocidades

O Classe A 190 Elegance 2004 continua sendo o único automóvel do mercado a vir equipado com câmbio automático seqüencial de cinco marchas. Com esse câmbio, as marchas podem ser trocadas automaticamente ou conforme o desejo do motorista, com apenas um toque na alavanca. Além da trilha, com as tradicionais posições P – R – N – D, na posição D, a alavanca pode ser deslocada para direita e para a esquerda, entre os sinais de + e -, selecionando as marchas uma a uma.

Essa transmissão agrega ainda as funções S (Standard) e C (Confort), que podem ser selecionadas através de um botão localizado ao lado da alavanca do câmbio. Quando se aciona a função C, a programação é alterada, com o câmbio passando a trocar as marchas em rotações mais baixas, proporcionando maior suavidade.

Com tecnologia derivada dos carros da equipe McLaren-Mercedes de Fórmula 1, sua construção é leve e compacta. O sistema também é capaz de analisar e memorizar a forma de dirigir do motorista, passando a realizar as trocas de acordo com o estilo de condução.

Garantia de dois anos para os automóveis novos da Mercedes-Benz

Todos os automóveis novos da Mercedes-Benz, ou seja, o Classe A e os importados, têm dois anos de garantia, sem limite de quilometragem. A medida mostra a confiança da DaimlerChrysler do Brasil na qualidade de seus produtos e faz com que o Classe A 2004 tenha uma vantagem ainda maior em relação à concorrência, deixando a nova linha ainda mais atraente aos consumidores.

Tecnologia de ponta, em todas as versões

Não é só pelo design ousado que o Classe A é reconhecido. Sua tecnologia estabeleceu novos referenciais de mercado e essa virtude do modelo está diretamente relacionada ao projeto revolucionário, com o duplo chassi e o motor Silitec, e a extensa lista de equipamentos de série, com inovações totalmente indisponíveis em outros carros nacionais.

Essas inovações incluem o exclusivo Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), o Brake Assist (BAS), os freios com ABS e EBD, o controle de tração ASR, o duplo air-bag, os cintos de segurança com tensionadores e limitadores de força, a direção hidráulica eletrônica, o câmbio semi-automático (AKS), a transmissão automática seqüencial, com tecnologia dos carros da equipe McLaren-Mercedes de Fórmula 1, o piloto automático, o limitador de velocidade, o acelerador sem cabo (drive-by-wire) e o gerenciador eletrônico de revisões ASSYST, para ficar só entre os principais recursos.

Graças à tecnologia que possui, o Classe A é um dos carros mais seguros do mundo. Sua construção e os inúmeros recursos de segurança ativa e passiva o tornam um veículo que dificilmente se envolve em acidentes e, se isso ocorrer, os danos tendem a ser mínimos. Seus pára-choques e pára-lamas de polímero flexíveis, por exemplo, resistem a pequenos choques e, se necessário, são fáceis de reparar.

A tecnologia é uma aliada também no controle da manutenção. As revisões são controladas pelo sistema ASSYST, que avisa a época de visitar a oficina. E as eventuais falhas no funcionamento do carro são identificadas pelo sistema Star Diagnosis, o qual localiza o problema e informa como corrigi-lo, evitando falhas humanas no diagnóstico. Como resultado o Classe A é um carro valorizado pelo consumidor e alcança um ótimo preço de revenda no mercado.

Grande por dentro, compacto por fora

À primeira vista, o que mais impressiona no Classe A é o seu conceito inovador. Monovolume por definição, o modelo oferece um grande espaço interno em contraste com as dimensões compactas de sua carroceria.

Para conseguir esse espaço e conforto, o Classe A foi construída com um chassi duplo, de camadas sobrepostas, o que possibilitou a instalação inclinada do motor e da caixa de marchas na dianteira, ocupando menos espaço. Mas o chamado “chassi inteligente”, não trouxe só esse ganho para o projeto.

Graças a ele, o Classe A oferece maior segurança aos passageiros porque, em caso de batidas frontais violentas, o motor e a caixa de câmbio deslocam-se para debaixo do carro sem invadir o habitáculo e, além disso, em choques laterais, o piso elevado mantém os ocupantes fora da área de colisão com os outros veículos.

Outro destaque do Classe A é o caráter funcional de seu interior. Com a posição de dirigir elevada, o motorista consegue ter uma visibilidade privilegiada do trânsito, facilitando ainda mais a condução do automóvel. Todos os instrumentos estão à mão e o acesso ao interior é facilitado pela ampla abertura das portas, inclusive para os ocupantes do banco traseiro.

Eletrônica reduz tempo e custo de manutenção

O Mercedes-Benz Classe A prova que um automóvel tecnologicamente avançado e sofisticado não é necessariamente um carro com altos custos de manutenção. Desde a tarefa mais simples, como a troca de óleo, até o serviço mais complexo, como uma pane de um sistema importante, a Classe A registra e avisa o motorista, tornando o reparo mais fácil e barato.

O avançado sistema ASSYST é o primeiro aliado do motorista quando o assunto é economia. Esse sistema monitora todas as funções do motor e avalia a necessidade da manutenção. O ASSYST trabalha com vários sensores espalhados pelo motor, conferindo a temperatura da água, a qualidade do óleo e até o número de partidas dadas pelo motorista. Assim, ele pode avisar a época correta da parada para a manutenção.

Star Diagnosis

A economia não pára por aí, porém. Um computador registra todas as informações de funcionamento de todos os sistemas da Classe A o que o torna um veículo muito simples de ser revisado e, em caso de alguma falha, de ser consertado. Esse computador conectado a um outro aparelho em uma oficina Mercedes-Benz informa todo o histórico do carro, como se fosse uma “caixa-preta”.

O Star Diagnosis, esse aparelho exclusivo das revendas da marca, “conversa” com o carro e é capaz de localizar qualquer anomalia em seu funcionamento. Achado o defeito, o computador orienta o mecânico a fazer o conserto, indicando o tipo de falha, a solução e até que ferramenta usar.

O Star Diagnosis evita os erros humanos no diagnóstico do problema, o que, para o proprietário do veículo é muito bom. Graças a ele, o carro fica menos tempo na oficina e, conseqüentemente, o serviço sai mais barato.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn