Mercedes-Benz

Brasileiros garantem 3º e 6º lugares em competição de Mini Baja nos EUA

A Faculdade de Engenharia Industrial (UniFei), de São Bernardo do Campo, conseguiu o terceiro lugar com a equipe Baja FEI 2 e sexta colocação com a Baja FEI 1 na classificação geral da SAE Midwest Mini Baja Competition, que aconteceu no último final de semana (31 de maio a 2 de junho), no Circuito de Motocross Aztalan, em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos.

A competição reuniu 120 SAE Mini Baja (carros off road), construídos por estudantes de engenharia de universidades dos Estados Unidos, Argentina, Coréia do Sul, Canadá e do Brasil.

As duas equipes da UniFei conquistaram o direito de representar o Brasil depois de vencer o primeiro e segundo lugares na VIII Competição SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja, realizada em abril deste ano, em São Paulo, num total de 70 equipes de 48 universidades do País.

Esta é a quinta vez que projetos construídos pelos alunos da UniFei disputam a SAE Midwest Mini Baja Competition.

Criada há quase 40 anos, a SAE Midwest Mini Baja Competition foi a inspiradora da SAE Brasil-Petrobras de Mini Baja, lançada em 1995 pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers), para promover a aproximação dos estudantes de Engenharia com a futura profissão.

O desafio lançado pelas duas competições consiste nos estudantes desenvolverem e construírem carros off road, para disputar a uma bateria de provas, dinâmicas e estáticas, aplicadas por engenheiros da indústria automobilística, e que terminam com um enduro de 4 horas em pista off road.

Na prática, os SAE Mini Baja são projetados a partir de um regulamento, usando chassis tubulares condizentes com normas e procedimentos de segurança da SAE, suspensão, transmissão e outros elementos frutos da capacidade inovadora das equipes, além de motores de 10 HP padronizados.

FÍSICA
Continuam os desafios das pontes de macarrão
Alunos do Porto Seguro desafiam a Física com espaguete e cola. No ano passado ponte de 500gr suportou 7 kg de carga. Este ano a mesma estrutura deve suportar 15 kg

Parece coisa de louco, mas não é. O Campeonato de Pontes de Espaguete do Colégio Visconde de Porto Seguro/Valinhos/SP chega à sua terceira edição.

Na sexta-feira, dia 14 de junho, durante todo o dia, os estudantes vão fabricar as pontes usando apenas o macarrão espaguete doado pelo Pastifício Selmi e cola a quente. No Sábado, dia 15 de junho, a ponte vai quebrar!

Depois de prontas as pontes construídas pelos alunos serão submetidas à prova de resistência. Sobre elas serão colocados pacotes de arroz e feijão doados pela Broto Legal Alimentos até ruirem.

A que suportar a maior carga será considerada a vencedora do III Campeonato de Pontes de Espaguete.

PESO DOBRADO

No ano passado a ponte vencedora pesava 568 gramas e suportou 7 quilos de carga. O professor Dionei Andreatta, organizador da “macarronada”, manteve as características da ponte a ser construída: vão livre de 1 metro e massa máxima de 1 quilo.

“O campeonato passado mostrou que podemos chegar a 14 quilos de carga sobre uma ponte com as mesmas características, ou seja, vamos dobrar a carga”, explica.

SEIS TONELADAS

O III Campeonato de Pontes de Espaguete pretende também ultrapassar outra marca importante. A quantidade de alimentos doados.

Como a participação dos alunos está condicionada à doação individual de 8 quilos de alimentos diversos e como estão confirmadas mais de 600 inscrições, o alimento a ser doado no final deverá chegar, no mínimo, a 6,8 toneladas uma vez que o Pastifício Selmi e a Broto Legal Alimentos doam 1 tonelada cada.

ENGENHARIA PRÓXIMA DE VOCÊ!
No escurinho do cinema
Mecânica não é um assunto que se ouve com freqüência no cabeleireiro. Nem na academia de ginástica. Muito menos em uma sessão de cinema. Entretanto a tecnologia dos automóveis está mais perto desses lugares do que se imagina.

Todos têm em comum a utilização da mola a gás, peça que dá sustentação e suavidade na abertura de porta-malas e bagageiros dos veículos.

Nos últimos anos a mola a gás vem se popularizando de tal forma além do setor automotivo que já é usada em cerca de 50 equipamentos diferentes.

Na cadeira do dentista, por exemplo, ela serve para suavizar os movimentos. No salão de beleza a mola a gás permite a inclinação do encosto das cadeiras e nas salas de cinema ela regula tanto o assento quanto o encosto, o que significa mais conforto na hora de curtir o filme.

Vai tirar um dinheiro no banco? Pois fique sabendo que também no caixa eletrônico tem uma mola a gás, que facilita sua abertura para manutenção.

Auditório
Ao lado: na linha de produção a poltrona recebe a instalação da mola a gás;

A mola a gás contribui também com os amantes da boa forma. No aparelho de ginástica que trabalha pernas, braços e abdômen ela garante a flexibilidade e a suavidade na prática dos exercícios, além de aumentar a resistência do aparelho.

“A mola a gás possui alta durabilidade e não se desgasta com facilidade”, diz Shirley Melo, vendedora do equipamento.

Múltiplo uso
A mola a gás facilita a troca de cartazes de propaganda nos pontos de ônibus do Rio de Janeiro; garante o conforto e a flexibilidade na cadeira do salão de beleza e é também a peça principal de um aparelho de musculação.

Há cerca de 15 anos outros setores da indústria vêm descobrindo os usos múltiplos da mola a gás.

A Magneti Marelli, maior fabricante de autopeças do Brasil, comercializou no ano passado mais de 100 mil dessas peças só no mercado não automotivo. Nos últimos cinco anos esse mercado cresceu cerca de 50% e a previsão é que aumente mais 30% em 2002.

Segundo Adriano Pivoto, do setor de vendas da Magneti Marelli Cofap, além de agregar valor ao equipamento e facilitar sua utilização, a mola a gás proporciona também maior qualidade estética aos produtos.

“Os fabricantes estão percebendo a facilidade de aplicação da mola a gás em seus equipamentos e os benefícios do seu uso, o que só aumenta a perspectiva de crescimento desse mercado”, afirma Adriano. Com uma previsão otimista assim nem precisava de propaganda, ainda assim, quando olhar para um painel publicitário, lembre que ali também pode estar escondida uma mola a gás…

Mecânica Online & Mundo Fiat

Equipe Mecânica Online®https://www.mecanicaonline.com.br
Um dos principais portais quando o assunto é mecânica na internet brasileira, o Mecânica Online® é feito por você! Através de nosso público procuramos cada vez mais oferecer um conteúdo que leve sempre o nosso principal objetivo: mecânica do jeito que você entende.
- Publicidade - Casa Scania

Notícias relacionadas

Cursos Mecânica Online

Oportunidade para você entender como o automóvel funciona, seus recursos e tecnologias. Participe de nossos cursos gratuitos!

- Publicidade - Casa Scania

Mais recentes

- Publicidade - Mercedes-Benz
Cursos Mecânica Online®

Lançamento

Truck

Motocicleta

Avaliação