Um dos mais modernos laboratórios de desenvolvimento de catálise, processos e produtos da América Latina, o Centro Petroquímico de Pesquisa e Desenvolvimento (Cepped), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, Rio Grande do Sul, acaba de adotar os softwares Moldflow e HyperMesh como ferramentas oficiais de simulação.
Distribuídos com exclusividade no Brasil pela SMARTtech Serviços e Sistemas, os programas foram escolhidos pela equipe técnica da Braskem S. A., indústria petroquímica que patrocinou a instalação do laboratório, em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia.
Wilman Terçariol, especialista em Reologia (área da ciência de polímeros que estuda a deformação e fluxo de materiais) da Braskem, e responsável pela coordenação das análises das simulações, afirma que a confiabilidade foi um dos motivos que levou a empresa a escolher os softwares Moldflow e HyperMesh como padrão para o Cepped.
Outro motivo foi o fato de os programas serem líderes de mercado, e estarem presentes em vários clientes. “Além disso, já havíamos tido contato com o Moldflow em projetos anteriores, quando obtivemos bons resultados com as simulações realizadas”, revela.
Segundo Terçariol, os softwares serão utilizados como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de polímeros e também para agregar mais valor aos produtos existentes.
“No Cepped, vamos desenvolver tecnologias que nos permitirão produzir novos polímeros. As simulações serão usadas para prever a performance dos novos produtos desenvolvidos e que serão oferecidos ao mercado”, comenta.
Nelmar Mazzochi, diretor do Curso de Engenharia Química da ULBRA que coordenou a execução do projeto junto à Finep, afirma que o laboratório agregará maior capacitação técnica na área de Engenharia Química da ULBRA, com aparelhos modernos e pesquisas de alto nível, elevando a qualidade e a atratividade do curso.
“O Centro de Pesquisa foi concebido com o objetivo de atender às necessidades de empresas que desenvolvem novos produtos e processos de transformação, contribuindo assim com a produção científica e o desenvolvimento nacional”, diz.
Com investimentos na ordem de R$ 9 milhões, o Cepped foi inaugurado em novembro de 2003, e conta com os mais modernos e avançados equipamentos de análises e pesquisa científica. Foi projetado para atuar simultaneamente nas áreas de Caracterização de Produtos e Pesquisa e Desenvolvimento de Processos.
“Com a inauguração do Centro em suas dependências, a ULBRA amplia o seu diferencial na qualidade de ensino”, afirma Mazzochi.
“O Cepped, integrado ao Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, forma o mais avançado complexo tecnológico do setor na América Latina”, reforça Terçariol, da Braskem.