sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Novo laboratório da ULBRA adota a mais avançada tecnologia de simulação

Um dos mais modernos laboratórios de desenvolvimento de catálise, processos e produtos da América Latina, o Centro Petroquímico de Pesquisa e Desenvolvimento (Cepped), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), em Canoas, Rio Grande do Sul, acaba de adotar os softwares Moldflow e HyperMesh como ferramentas oficiais de simulação.

- Publicidade -

Distribuídos com exclusividade no Brasil pela SMARTtech Serviços e Sistemas, os programas foram escolhidos pela equipe técnica da Braskem S. A., indústria petroquímica que patrocinou a instalação do laboratório, em conjunto com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Wilman Terçariol, especialista em Reologia (área da ciência de polímeros que estuda a deformação e fluxo de materiais) da Braskem, e responsável pela coordenação das análises das simulações, afirma que a confiabilidade foi um dos motivos que levou a empresa a escolher os softwares Moldflow e HyperMesh como padrão para o Cepped.

Outro motivo foi o fato de os programas serem líderes de mercado, e estarem presentes em vários clientes. “Além disso, já havíamos tido contato com o Moldflow em projetos anteriores, quando obtivemos bons resultados com as simulações realizadas”, revela.

Segundo Terçariol, os softwares serão utilizados como ferramenta de apoio ao desenvolvimento de polímeros e também para agregar mais valor aos produtos existentes.

- Publicidade -

“No Cepped, vamos desenvolver tecnologias que nos permitirão produzir novos polímeros. As simulações serão usadas para prever a performance dos novos produtos desenvolvidos e que serão oferecidos ao mercado”, comenta.

Nelmar Mazzochi, diretor do Curso de Engenharia Química da ULBRA que coordenou a execução do projeto junto à Finep, afirma que o laboratório agregará maior capacitação técnica na área de Engenharia Química da ULBRA, com aparelhos modernos e pesquisas de alto nível, elevando a qualidade e a atratividade do curso.

“O Centro de Pesquisa foi concebido com o objetivo de atender às necessidades de empresas que desenvolvem novos produtos e processos de transformação, contribuindo assim com a produção científica e o desenvolvimento nacional”, diz.

Com investimentos na ordem de R$ 9 milhões, o Cepped foi inaugurado em novembro de 2003, e conta com os mais modernos e avançados equipamentos de análises e pesquisa científica. Foi projetado para atuar simultaneamente nas áreas de Caracterização de Produtos e Pesquisa e Desenvolvimento de Processos.

“Com a inauguração do Centro em suas dependências, a ULBRA amplia o seu diferencial na qualidade de ensino”, afirma Mazzochi.

- Publicidade -

“O Cepped, integrado ao Centro de Tecnologia e Inovação Braskem, forma o mais avançado complexo tecnológico do setor na América Latina”, reforça Terçariol, da Braskem.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança