quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Prensa de transferência alimentada por robôs

Estatísticas pesadas, vantagens ainda maiores: 3.600 toneladas de força de estampagem, até 22 estampos por minuto, 1.500 toneladas de peso e 15 metros de altura.

A ThyssenKrupp Umformtechnik GmbH queria essa prensa há muito tempo, mas ela era cara demais. Só em março de 2001, a diretoria executiva da ThyssenKrupp Automotive deu o sinal verde para a compra, e o fabricante alemão Müller-Weinbarten foi contratado para produzí-la.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Enquanto isso, na fábrica de Bielefeld-Brackwede, onde a nova prensa seria instalada, uma outra, antiga, teve de ser desmontada e novas fundações tiveram de ser fundidas e colocadas.

Com um planejamento exatíssimo, os elementos iniciais, cada um deles com até 200 toneladas de peso, foram instalados com exatidão de menos de um milímetro.

A nova prensa traz muitas vantagens, inclusive a de poder mudar ferramentas em minutos, em vez de horas ou mesmo dias.

- Publicidade -

A alimentação é inédita, com a utilização de quatro robôs. Os produtos manufaturados pela ThyssenKrupp nesta prensa vão de estampos de carroçaria a eixos estampados feitos com aço de alta resistência à tração.

Braços arrastados em chapas de aço

Um dois principais objetivos de qualquer montadora de veículos comerciais leves é aumentar o conforto e a carga útil, diminuir o peso morto e manter bom comportamento dinâmico e agilidade em acelerações, frenagens e curvas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para chegar a isso, é necessário submeter o sistema de suspensão a grandes esforços, quer o veículo possua suspensão independente ou não.

Uma das especialidades da ThyssenKrupp é o desenvolvimento de componentes de suspensão, e ela acaba de lançar o projeto de um eixo de braços arrastados com fortes reduções de peso, adequado a veículos de tração dianteira, impulsão traseira ou tração nas quatro rodas.

Com 20 a 30 por cento menos peso que um sistema de braços arrastados fundidos ou forjados, materiais de nova geração e melhor proteção superficial (galvanização por imersão a quente), o novo sistema oferece também ótima proteção à corrosão.

O novo eixo de braços arrastados é indicado especialmente para picapes e furgões médios e pesados, além de caminhões leves, que têm de ser mais confortáveis e de transportar cargas sensíveis.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil