Depois de 28 anos modelo chega com motor turbo de 200 cv
A sigla GTI (às vezes com i minúsculo) deriva de um Golf lançado em junho de 1976.
Um carro de duas portas, para quatro pessoas, com motor 1.6 de 110 cv, caixa de mudanças de quatro marchas, suspensão dura e máxima inédita para sua classe, de 182 km/h.
Disponível inicialmente apenas nas cores prata ou vermelha, o GTI era um ‘edição limitada’ de apenas 5.000 unidades.
Mas o inesperado aconteceu, o carrinho pegou fogo no mercado, fundou uma nova classe e acabou vendendo mais de um milhão e meio de exemplares em suas quatro gerações.
Ficou tão famoso, que as três letrinhas hoje são associadas por 98,2% de todos os europeus e 98,5% de todos os alemães pesquisados, com o Golf.
Agora, está aí sua quinta geração, com motor turbinado e de injeção direta de 200 cv, à venda a partir do próximo mês.
A taxa de compressão é alta, 10,5:1 – mas o mais importante é seu torque de 28 kgm numa curva plana entre 1.800 e 5.000 giros.
Usando-se sua caixa manual padrão de seis marchas, ele vai de zero a cem em 7,2 segundos, retoma velocidade de 60 a 100 km/h em quinta marcha em 7,5 segundos, e atinge máxima de 235 km/h.
Tudo isso ficando dentro dos limites de emissões Euro 4 e queimando a média de um litro a cada 12,5 km.
Se você quiser um pouco mais, opte pela caixa DSG de duas embreagens, sem perda de potência nas mudanças, e verá os 100 aparecendo em 6,9 segundos.
Externamente, o GTI tem grade preta dentro de um quadro vermelho, três grandes entradas de ar teladas no pára-choques dianteiro, dois canos de descarga, rodas de 17 polegadas, pneus 225, pinças vermelhas em quatro grandes freios a disco, faróis de neblina e uma suspensão 15 mm mais baixa que a dos outros Golf. .
O interior mantém a mesma filosofia do primeiro GTI: bancos dianteiros esculpidos para o máximo de retenção em curvas, encostos altos (agora com apoia-cabeças ativos ajustáveis), volante de três raios com acabamento em alumínio e aro revestido em couro, bola da alavanca de câmbio, insertos de acabamento e o conjunto dos pedais com fechamento também em alumínio, e por fim o acabamento do teto em preto.
O painel de instrumentos é novo, o ar-condicionado é eletrônico Climatic, há um mostrador multi-função, iluminação nos poços de pé, sensor de chuva, espelho interno anti-reflexo, função de iluminação interna ao se entrar e sair do carro, e um mostrador de condição dos pneus.
Do ponto de vista de segurança, o GTI tem programa de estabilização eletrônica, seis air bags e três apoia-cabeça traseiros.
TechTalk