sexta-feira, 26 julho , 2024
28 C
Recife

Com vocês a quinta geração do Golf GTI

Depois de 28 anos modelo chega com motor turbo de 200 cv

A sigla GTI (às vezes com i minúsculo) deriva de um Golf lançado em junho de 1976.

- Publicidade -

Um carro de duas portas, para quatro pessoas, com motor 1.6 de 110 cv, caixa de mudanças de quatro marchas, suspensão dura e máxima inédita para sua classe, de 182 km/h.

Disponível inicialmente apenas nas cores prata ou vermelha, o GTI era um ‘edição limitada’ de apenas 5.000 unidades.

Mas o inesperado aconteceu, o carrinho pegou fogo no mercado, fundou uma nova classe e acabou vendendo mais de um milhão e meio de exemplares em suas quatro gerações.

- Publicidade -

Ficou tão famoso, que as três letrinhas hoje são associadas por 98,2% de todos os europeus e 98,5% de todos os alemães pesquisados, com o Golf.

Agora, está aí sua quinta geração, com motor turbinado e de injeção direta de 200 cv, à venda a partir do próximo mês.

A taxa de compressão é alta, 10,5:1 – mas o mais importante é seu torque de 28 kgm numa curva plana entre 1.800 e 5.000 giros.

- Publicidade -

Usando-se sua caixa manual padrão de seis marchas, ele vai de zero a cem em 7,2 segundos, retoma velocidade de 60 a 100 km/h em quinta marcha em 7,5 segundos, e atinge máxima de 235 km/h.

Tudo isso ficando dentro dos limites de emissões Euro 4 e queimando a média de um litro a cada 12,5 km.

Se você quiser um pouco mais, opte pela caixa DSG de duas embreagens, sem perda de potência nas mudanças, e verá os 100 aparecendo em 6,9 segundos.

Externamente, o GTI tem grade preta dentro de um quadro vermelho, três grandes entradas de ar teladas no pára-choques dianteiro, dois canos de descarga, rodas de 17 polegadas, pneus 225, pinças vermelhas em quatro grandes freios a disco, faróis de neblina e uma suspensão 15 mm mais baixa que a dos outros Golf. .

O interior mantém a mesma filosofia do primeiro GTI: bancos dianteiros esculpidos para o máximo de retenção em curvas, encostos altos (agora com apoia-cabeças ativos ajustáveis), volante de três raios com acabamento em alumínio e aro revestido em couro, bola da alavanca de câmbio, insertos de acabamento e o conjunto dos pedais com fechamento também em alumínio, e por fim o acabamento do teto em preto.

O painel de instrumentos é novo, o ar-condicionado é eletrônico Climatic, há um mostrador multi-função, iluminação nos poços de pé, sensor de chuva, espelho interno anti-reflexo, função de iluminação interna ao se entrar e sair do carro, e um mostrador de condição dos pneus.

Do ponto de vista de segurança, o GTI tem programa de estabilização eletrônica, seis air bags e três apoia-cabeça traseiros.

TechTalk

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão