A Strong Consultoria Empresarial, conveniada da Fundação Getúlio Vargas nos cursos de pós-graduação na Baixada Santista e no ABC e operadora do MBA Internacional da instituição, lançaou no mês de dezembro de 2004, em Santo André, livro que reúne os melhores trabalhos de MBA dos alunos da FGV, em 2003.
A obra “Os Mais Relevantes Projetos de Conclusão dos Cursos MBAs – 2003” reúne doze trabalhos de temas distintos, assinados, ao todo, por 44 alunos e orientados por onze professores diferentes.
As peças versam sobre assuntos distintos – da construção de uma unidade de estocagem de grãos a um Plano de Negócios para a Internet – e são, quase todos, aplicados à realidade.
Aliás, uma das grandes diferenças do MBA ensinado no Brasil para o tradicional, ensinado nos EUA, é a exigência de um trabalho de conclusão de curso por parte do Ministério da Educação (MEC) do nosso País – lá fora, isso não acontece.
“Esse trabalho não tem a formalidade de uma dissertação de mestrado e é focado em casos práticos. Os executivos aproveitam seu conhecimento e prática para as áreas onde estão”, explica o Professor Paulo Lemos, superintendente da Fundação Getulio Vargas e membro do comitê executivo do FGV Management.
“Os trabalhos acabam se tornando cases e a obra que a Strong está lançando é um belo exemplo disso”, comenta.
Foram impressos cinco mil exemplares da obra, que supera as 500 páginas, a exemplo da primeira edição, que reuniu os melhores trabalhos de 2002. Os livros serão distribuídos para várias bibliotecas pelo Brasil.
Cases de sucesso
Mário Giglio, 39 anos, é coordenador de Administração do Banco ABN/AMRO Real. Escolheu fazer o MBA em Marketing na FGV, em Santo André, quando exercia a função de gerente de Engenharia, em uma multinacional do ramo de telecomunicações.
“Apesar do título do cargo, minhas atividades não tendiam exclusivamente para o lado técnico e tinham, também, cunho comercial”, conta.
Ao lado dos companheiros, decidiu focar o trabalho de conclusão de curso em um Planejamento Estratégico de Marketing para um produto específico da empresa Aventis Pasteur Brasil: a vacina contra Vaxigrip.
“A partir de uma análise detalhada de todos os aspectos mercadológicos, desde o histórico de anos anteriores até a atualidade, foi feita uma projeção da tendência futura e foram definidos os objetivos a curto, médio e longo prazos que se pretendiam atingir”, explica.
O trabalho foi elogiado, ganhou uma boa nota e foi classificado para figurar no livro “Os Mais Relevantes Projetos de Conclusão dos Cursos MBAs – 2003”. E o MBA, ao final, valeu a pena.
“A FGV dispensa comentários: professores de alto nível, sempre apresentando experiências variadas em grandes empresas; network com colegas, que são, em sua maioria executivos de ponta; diploma que abre diversas portas por seu reconhecimento no mercado; e, principalmente, o conhecimento adquirido que nunca se perde”, comemora.
Fidelização de clientes
Juan Carlos Gonzalez, 29 anos, é administrador de empresas e presta serviço para um laboratório em Santos.
Escolheu o MBA em Logística Empresarial na FGV de Santos e decidiu fazer seu trabalho de conclusão de curso sozinho. Como tema, a fidelização de clientes, um estudo com pouco referencial no Brasil.
“Pretendi verificar o impacto que os fatores estudados – qualidade do serviço, qualidade da interação, barreiras de saída e imagem da marca – exercem na fidelização de cliente, e gerar o crescimento da empresa com o colaborador fiel”, resume.
O resultado foi, de cara, premiado – o trabalho “Analisando o conceito da Logística Integrada na forma de manter clientes felizes e fiéis” foi classificado para o livro. E o curso, para Juan Carlos, atingiu seu objetivo.
“Hoje posso conduzir com mais clareza as diretrizes de uma empresa”, diz.
Valor agregado
Valéria Monteiro Nieves, 45 anos, é formada em Administração de Empresas e trabalha como coordenadora administrativa do Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU), em Santos. Escolheu o curso de Gestão Empresarial da FGV, em Santos, para “se atualizar, conviver com outros profissionais, trocar idéias e compartilhar experiências”.
Juntou-se a quatro colegas e tiveram a idéia de desenvolver um cartão voltado ao público sênior, o “Facilidades”.
“O nome do cartão já traduz esse objetivo. Ele agrega a utilização de serviços, facilitando o acesso a eles, e vantagens, visando a melhoria da qualidade de vida do público-alvo”, explica.
A criatividade garantiu um lugar no livro. “A publicação foi uma surpresa boa, já que não era o nosso foco. É muito bom saber que nosso trabalho está sendo observado e merecendo reconhecimento”, sorri Valéria, que avalia como “enriquecedor” o curso realizado.
Conheça os trabalhos, orientadores e autores:
Curso Gestão Empresarial/ABC
Orientador: André Luiz Freitas
Trabalho: OFICINA VALOR AMBIENTAL
Autores: Augusto Reis, Gislaine P. Souza, Sandra Toson e Wilson Prado
Gestão Empresarial/Baixada Santista
Orientadora: Myrian Lair Lund
Trabalho: FACILIDADES
Autores: Cristiano Teixeira Barbosa Pinheiro de Lima, Juliana Caboclo, Reinaldo Carvalho, Valéria Monteiro Nieves e Varlei Antonio Pereira
Marketing/ABC
Orientador: Paulo Henrique Schenini
Trabalho: CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS
Autores: Custódio Elói Felizardo, Elaine Cristina Santana, Octávio Luiz M. de Queiroz, Paulo Cesar Marques Pereira e Tânia Mara de Oliveira
Gestão Empresarial/ABC
Orientador: Miguel Ferreira Lima
Trabalho: INTERNATIONAL BUSINESS PLAN
Autores: Antonio Jorge Zanesco Jr, Cristiane Gache Louzada e Paulo de Tarso Pavanello Bernardi
Logística Empresarial/Baixada Santista
Orientador: Renaud Barbosa da Silva
Trabalho: ANALISANDO O CONCEITO DA LOGÍSTICA INTEGRADA NA FORMA DE MANTER CLIENTES FELIZES E FIÉIS
Autores: Juan Carlos Pousa Gonzalez
Controladoria ABC
Orientador: Paulo Brêda de Paula
Trabalho: SALSICHAS PREMIUM
Autores: Ana Maria Barreto, Elsa Cuesta Gutierrez e Leonço Barboza de Alencar
Finanças Corporativas ABC
Orientador: Marcos Correia Lima Azevedo
Trabalho: BUSINESS PLAN TORTARUGA
Autores: Fernanda Hermanny Corrêa, Gilberto de Alcântara Santiago, Sandra Rodrigues Trajano e Telma Regina da Silveira
E-Management ABC
Orientador: Claudia Pavani
Trabalho: PLANO DE NEGÓCIOS NA INTERNET- caso real: EMPRESA EMPHASYS Ltda
Autores: Ariovaldo Ribeiro, Eduardo da Costa e Silva, Eduardo Shigeo Torigoi, Evandro Monteiro Olivier, Flavio Augusto Sardão, Luis Gustavo Tonussi, Luiz Flório Neto, Maria Helena Ribeiro, Noel de Oliveira Portugal Neto
MBA Internacional
Orientador: Pedro Carvalho de Mello
Trabalho: CONSTRUCTION OF GRAIN STORING UNIT
Autores: Evaneide Barbosa de Oliveira e Leila Kerber Bratz
MBA Internacional
Orientador: Pedro Carvalho de Mello
Trabalho: COMO ALAVANCAR VENDAS DE SERVIÇOS COM O MARKETING INTERNACIONAL
Autor: Pedro Luiz Farias
Direito da Economia e da Empresa/ABC
Orientadora: Priscila M.M. da Costa Cruz
Trabalho: LEGALIDADE DE INSTITUIÇÃO DE SERVIDÃO ADMINISTRATIVA DE INFRA-ESTRUTURA DE GÁS E TELECOMUNICAÇÕES EM ÁREA”NON AEDIFICANDI” ÀS MARGENS DAS RODOVIAS
Autores: Flávia Ferreira Veloso, Marcelo Beserra, Neusa Nunes e Sofia Sofner
Marketing ABC
Orientador: Edmarson Bacellar
Trabalho: AVENTIS PASTEUR BRASIL
Autores: Carla Beatriz B. T.Nunes, Carlos E. M. Clementino e Mario Giglio Jr