A Iveco confirmou em Madri, na Espanha, a eficiência de um de seus principais projetos ecológicos no mundo: o desenvolvimento e a aplicação de motores não-poluentes movidos a gás natural comprimido.
Formando uma frota de 300 caminhões equipados com GNC, que opera na coleta de lixo da capital espanhola, os veículos da marca conseguiram atingir níveis de emissões abaixo dos estipulados pela norma Euro 5, e ser homologados como EEV (veículos voltados à melhoria ambiental).
Única montadora européia a possuir esta homologação para toda a sua linha de motores de GNC, a Iveco é hoje líder no desenvolvimento deste tipo de sistema, que pode ser aplicado a veículos como caminhões, ônibus e comerciais leves.
A tecnologia vem acompanhada também do denominado stoichiometric combustion system, processo que promove a queima total de combustível no motor.
Os caminhões que operam hoje na capital espanhola possuem motor de 206 cavalos e Peso Bruto Total de 26 toneladas, sustentado por três eixos.
Donos de dimensões reduzidas, com 9,5 m de comprimento, os veículos estão completamente adaptados para circular e operar no perímetro urbano.
Outro diferencial é o baixo nível de ruídos emitido por este tipo de caminhão, fator particularmente apreciado em cidades como Madri, onde a coleta de lixo é realizada durante a noite.
Recentemente, a publicação francesa Union Groupement des Achats Publiques o indicou como veículo adequado para operar nas cidades da França.
De acordo com Manuel Lage, diretor de produtos da Iveco Spa e especialista na tecnologia GNC, a montadora aplica hoje em seus veículos uma das tecnologias limpas mais avançadas do mundo.
“Cada vez nos empenhamos mais em desenvolver veículos não-poluentes e tecnologias que estejam de acordo com as necessidades do meio-ambiente”, afirma.