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Dana apresenta sistema inteligente de arrefecimento

O Sistema Inteligente de Arrefecimento da Dana é formado por quatro componentes básicos: bomba d’água elétrica, válvula eletrônica de controle de fluxo, junta de cabeçote com sensores e unidade central de processamento.

Durante o Congresso SAE BRASIL 2005, que acontece de 22 a 24 de novembro, em São Paulo (SP), a Dana mostra algumas de suas mais recentes soluções em drivetrain, motor e soluções estruturais, que estão prontas para serem utilizadas pelas montadoras.

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Um dos destaques será o Sistema Inteligente de Arrefecimento, que opera de forma independente, possui gerenciamento eletrônico e oferece aos motores ganhos em performance e durabilidade, além de redução no consumo, emissões, peso e ruído.

Em relação ao sistema tradicional, as vantagens são inúmeras, pois a demanda por arrefecimento passa a ser a ideal para a necessidade do motor a cada momento, sem falhas nem desperdícios.

Também pode continuar sempre que houver necessidade, mesmo com o motor desligado.

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Na fase de aquecimento, por exemplo, o fluxo de água pode ser pequeno ou até nulo, auxiliando o motor a atingir rapidamente a temperatura ideal.

Dessa forma, há ganhos em durabilidade, na redução das emissões e até no maior conforto dos ocupantes do veículo em dias frios.

A bomba d’água elétrica é dimensionada de acordo com as necessidades de arrefecimento e a performance do motor elétrico (que pode ser com ou sem escovas).

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O resultado é um componente compacto, leve e capaz de aproveitar toda a sua eficiência, uma vez que dispensa o by-pass.

É disponível em versões de alta voltagem (220 a 440V) e baixa (9 a 16V), de forma a atender tanto aos veículos atuais como aos híbridos e às células a combustível.

Pode fornecer de 10 a 220 litros/minuto (pressão acima de 1,2 bar) e operar com líquidos a temperaturas entre -30 e +125ºC.

A válvula de controle de fluxo une todas as vantagens do gerenciamento eletrônico com a possibilidade de contar com uma ou várias portas.

É capaz de controlar tanto o fluxo principal do sistema quanto de outros sistemas paralelos, como o aquecimento interno.

Para obter dados precisos de temperatura, o sistema inteligente conta com sensores instalados em pontos estratégicos da junta de cabeçote.

A unidade central de processamento, responsável pelo controle e integração de todos os componentes do sistema (além da ventoinha), pode ser instalada de forma isolada ao lado de qualquer sistema ou ainda ser agregada ao módulo do sistema de injeção e ignição do motor.

Com o mesmo princípio básico, a Dana também oferece o Sistema Inteligente de Lubrificação, que pode ser aplicado tanto em motores quando em outros sistemas, como transmissões, eixos diferenciais e turbinas.

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