Motor NGD 3.0E acentua o padrão de dirigibilidade, arrancadas e retomadas de velocidade
O novo motor MWM-International NGD 3.0E, a diesel, com turbo Garrett modelo GT2559S e sistema de injeção “common rail” piezoelétrico de terceira geração, proporciona ao novo Troller T4 2006 o melhor padrão de arrancada, partida em rampa e retomada de velocidade do mercado brasileiro.
Além de realçar as características de dirigibilidade em utilização urbana ou rodoviária, com torque máximo de 380 Nm, entre 1.600 e 2.200 rpm, e potência de 163 cv (contra 340 Nm de torque e 132 cv de potenciado motor 2.8L), o novo 3.0E contribui também para a economia dos componentes em utilização “off-road”.
O maior torque em rotações muito baixas, denominado “engagement torque”, reduz acentuadamente os esforços exigidos do sistema de embreagem em saídas de atoleiros e partidas em rampas, comuns na utilização do veículo em trilhas e em estradas secundárias.
O engenheiro Celso Samea, diretor comercial da Honeywell, fabricante dos turbos Garrett, considera que a participação no projeto foi uma oportunidade importante para a engenharia da empresa contribuir para acentuar ainda mais as características de um veículo de sucesso no mercado brasileiro.
“Com os benefícios do sistema ‘common rail’ piezoelétrico foi possível programar a entrada do turbo em rotações mais baixas, o que resultou em benefícios como melhor desempenho, economia de combustível, redução de emissão de poluentes e elevado padrão de dirigibilidade”, enfatiza Samea.
De acordo com Celso Samea, com as novas características, o Troller T4 2006 constitui-se no veículo ideal para demonstrar os atributos do sistema de turboalimentação de motores, em franca ascensão na indústria automobilística.