A manutenção preventiva evita paradas indesejadas e reduz o número de congestionamentos nas estradas.
Garante ainda a segurança da família e a boa dirigibilidade do veículo, além de ser uma boa maneira de economizar, pois evita que um problema focado se estenda para outros sistemas do veículo.
A Bosch sugere que o motorista se preocupe em fazer uma inspeção básica antes de viajar. Isso inclui checagem de freios, faróis, palhetas, regulagem de motor (sistema de injeção e ignição eletrônica).
Além desses, é importante verificar o nível de água, do óleo, calibragem dos pneus e também do estepe.
A verificação anual ou a cada 10.000km de todos os componentes do sistema de freios é fundamental para garantir o seu perfeito funcionamento.
Checar o nível do fluído de freio, bem como das lonas e dos tambores e verificar eventuais vazamentos são algumas ações preventivas que garantem a segurança do usuário do veículo.
A revisão do sistema de injeção eletrônica é necessária para assegurar o perfeito desempenho do carro.
Uma dica é realizar a manutenção dos bicos injetores e troca dos filtros de acordo com as recomendações do fabricante do veículo.
O acúmulo de sujeira nos filtros e bicos pode resultar em perda de potência e falhas no funcionamento do motor.
Outro item importante no momento do check-up são as velas e cabos de ignição. Uma vela em mau estado pode diminuir a potência do motor, além de provocar falhas no desempenho do veículo.
Recomenda-se trocar as velas conforme as recomendações do fabricante (checar o manual do proprietário).
A bateria também merece atenção especial já que tem a função de fornecer energia para o sistema de ignição no momento da partida. Carros com injeção eletrônica não devem “pegar no tranco”, pois este procedimento pode danificar a injeção de combustível, a correia dentada e o cabeçote.
Já os faróis devem ser aferidos com equipamentos especiais que regulam a altura e intensidade da luz; as lanternas dianteiras, traseiras e piscas de direção também devem ser checadas.
As palhetas estão entre os itens mais importantes de segurança no trânsito e sofrem danos devido às constantes exposições às mudanças de temperatura, sol, chuva e substâncias corrosivas presentes no ambiente e, por isso, devem ser substituídas pelo menos uma vez por ano.
Diagnosticar falhas e identificar a vida útil dos componentes é outro item importante durante a revisão; para isso a Bosch disponibiliza equipamentos de teste e diagnose capazes fazer a leitura total do sistema, identificar os problemas e realizar a adequada manutenção do veículo na sua rede Bosch Car Service – são cerca de 1400 oficinas credenciadas em todo País.