terça-feira, 24 junho , 2025
28 C
Recife

FlexRay, o primeiro sistema de silício para aplicações em rede de alta velocidade para a indústria automotiva

O item SJA2510 integra o controlador de comunicação FlexRay 2.1 e o microcontrolador ARM9 a fim de reduzir o número de componentes e o custo do sistema

Os veículos novos chegam ao mercado repletos de recursos eletrônicos que possibilitam a utilização de funções inovadoras de desempenho e segurança para controle do chassi e de powertrain, proporcionando uma viagem mais segura e agradável para os passageiros.

- Publicidade -

Para atender as exigências cada vez maiores que essas aplicações vêm impondo sobre as redes intra-veiculares, a Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) desenvolveu a primeira solução em sistema FlexRay, o qual inclui tanto o transceiver TJA1080 como o SJA2510, um poderoso microcontrolador ARM 9 com um controlador de comunicação embutido FlexRay 2.1 totalmente integrado.

Com o FlexRay usado como barramento de rede, as montadoras de veículos podem se diferenciar oferecendo melhor desempenho além de novos recursos, levando aos consumidores o que há de mais moderno em termos de aplicações de segurança.

Originalmente projetado para ser o protocolo de comunicação em aplicações do tipo x-by-wire, o FlexRay está chegando ao mercado com as primeiras implantações em aplicações avançadas para veículos europeus sofisticados modelo 2006.

- Publicidade -

As montadoras já vislumbram o FlexRay como peça fundamental para as redes intra-veiculares, substituindo o sistema CAN com o passar do tempo.

“Na medida em que os sistemas mecânicos dos automóveis sejam substituídos por sistemas eletromecânicos, as redes terão papel fundamental neste processo. Um fator essencial para o lançamento contínuo e para a evolução das aplicações do tipo x-by-Wire é a disponibilidade de uma rede de comunicação como o FlexRay e a tecnologia de apoio que lhe dá suporte”, disse Márcio Rial Gonzalez, gerente do segmento automotivo da Philips Semicondutores Brasil.

“O FlexRay permite interligar todos os sistemas de forma conjunta e dá a oportunidade aos sistemas veiculares de funcionar em conjunto ao invés de funcionar como sistemas separados. Com o FlexRay, a segurança dos veículos será aumentada significativamente, uma vez que os sistemas de segurança ativos conseguem ser maximizados neste sistema integrado recém-descoberto.

- Publicidade -

O FlexRay tornou-se o protocolo favorito das montadoras para o desenvolvimento de redes em veículos mais sofisticados por vários motivos: é tolerante a falhas e desencadeia as ações com base no tempo (time triggered), transmitindo as mensagens no tempo certo e de forma confiável para as aplicações críticas de segurança; é flexível e permite uma maior liberdade de topologias de rede variando desde topologias ponto-a-ponto até topologias de estrela ativa e de barramento passivo; possui uma largura de banda 20 vezes maior do que o barramento CAN, sistema utilizado nas aplicações existentes para o chassis e o powertrain.

“Nos veículos atuais, 90% das inovações são geradas pelo conteúdo eletrônico. O FlexRay tem um papel fundamental ao possibilitar futuras inovações em áreas mais avançadas, tais como a assistência integrada ao motorista, a estabilização e, por fim, a tecnologia x-by-wire, além de oferecer vantagens imediatas como maior largura de banda e baixo índice de retardo na transmissão de mensagens. O FlexRay permite que o carro responda instantaneamente e adequadamente às situações em que se encontra na estrada”, afirmou Carlos Paschoal Jr., gerente geral da Philips Semicondutores Brasil. “Isso melhora significativamente a experiência de dirigir, proporcionando maior segurança e conforto.”

A Philips, líder mundial em redes intra-veiculares foi pioneira em vários setores ao desenvolver os componentes TJA1080 e SJA2510.

O TJA1080 da Philips é pioneiro em vários aspectos: é o primeiro sistema FlexRay no mercado que é baseado na mais recente especificação 2.1.

É também o único sistema no mercado que pode operar tanto em modo estrela ativo como em nó, permitindo que o mesmo aparelho seja usado para todas as conexões de rede, reduzindo, assim, os esforços de qualificação e simplificando a administração dos componentes.

O SJA2510 é um microcontrolador ARM9 de 32 bits com um controlador FlexRay embutido e totalmente integrado.

É o primeiro sistema integrado disponível em silício com especificação V2.1.

O controlador SJA2510 embutido foi projetado com tamanhos diferentes de memória buffer, proporcionando flexibilidade de design e alocação de memória dinâmica baseada em necessidades reais.

Esta flexibilidade permite que toda a memória do aparelho esteja disponível para a aplicação, aumentando a relação custo/desempenho.

Disponibilidade – Amostras de engenharia do transceiver FlexRay TJA1080 estão disponíveis agora com produção em escala prevista para a primeira metade de 2006.

Amostras do microcontrolador SJA2510 – incluindo o software e uma versão demo do painel – estarão disponíveis em novembro de 2005.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Seminário de Inovação em Powertrain AEA

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008