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FlexRay, o primeiro sistema de silício para aplicações em rede de alta velocidade para a indústria automotiva

O item SJA2510 integra o controlador de comunicação FlexRay 2.1 e o microcontrolador ARM9 a fim de reduzir o número de componentes e o custo do sistema

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Os veículos novos chegam ao mercado repletos de recursos eletrônicos que possibilitam a utilização de funções inovadoras de desempenho e segurança para controle do chassi e de powertrain, proporcionando uma viagem mais segura e agradável para os passageiros.

Para atender as exigências cada vez maiores que essas aplicações vêm impondo sobre as redes intra-veiculares, a Royal Philips Electronics (NYSE: PHG, AEX: PHI) desenvolveu a primeira solução em sistema FlexRay, o qual inclui tanto o transceiver TJA1080 como o SJA2510, um poderoso microcontrolador ARM 9 com um controlador de comunicação embutido FlexRay 2.1 totalmente integrado.

Com o FlexRay usado como barramento de rede, as montadoras de veículos podem se diferenciar oferecendo melhor desempenho além de novos recursos, levando aos consumidores o que há de mais moderno em termos de aplicações de segurança.

Originalmente projetado para ser o protocolo de comunicação em aplicações do tipo x-by-wire, o FlexRay está chegando ao mercado com as primeiras implantações em aplicações avançadas para veículos europeus sofisticados modelo 2006.

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As montadoras já vislumbram o FlexRay como peça fundamental para as redes intra-veiculares, substituindo o sistema CAN com o passar do tempo.

“Na medida em que os sistemas mecânicos dos automóveis sejam substituídos por sistemas eletromecânicos, as redes terão papel fundamental neste processo. Um fator essencial para o lançamento contínuo e para a evolução das aplicações do tipo x-by-Wire é a disponibilidade de uma rede de comunicação como o FlexRay e a tecnologia de apoio que lhe dá suporte”, disse Márcio Rial Gonzalez, gerente do segmento automotivo da Philips Semicondutores Brasil.

“O FlexRay permite interligar todos os sistemas de forma conjunta e dá a oportunidade aos sistemas veiculares de funcionar em conjunto ao invés de funcionar como sistemas separados. Com o FlexRay, a segurança dos veículos será aumentada significativamente, uma vez que os sistemas de segurança ativos conseguem ser maximizados neste sistema integrado recém-descoberto.

O FlexRay tornou-se o protocolo favorito das montadoras para o desenvolvimento de redes em veículos mais sofisticados por vários motivos: é tolerante a falhas e desencadeia as ações com base no tempo (time triggered), transmitindo as mensagens no tempo certo e de forma confiável para as aplicações críticas de segurança; é flexível e permite uma maior liberdade de topologias de rede variando desde topologias ponto-a-ponto até topologias de estrela ativa e de barramento passivo; possui uma largura de banda 20 vezes maior do que o barramento CAN, sistema utilizado nas aplicações existentes para o chassis e o powertrain.

“Nos veículos atuais, 90% das inovações são geradas pelo conteúdo eletrônico. O FlexRay tem um papel fundamental ao possibilitar futuras inovações em áreas mais avançadas, tais como a assistência integrada ao motorista, a estabilização e, por fim, a tecnologia x-by-wire, além de oferecer vantagens imediatas como maior largura de banda e baixo índice de retardo na transmissão de mensagens. O FlexRay permite que o carro responda instantaneamente e adequadamente às situações em que se encontra na estrada”, afirmou Carlos Paschoal Jr., gerente geral da Philips Semicondutores Brasil. “Isso melhora significativamente a experiência de dirigir, proporcionando maior segurança e conforto.”

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A Philips, líder mundial em redes intra-veiculares foi pioneira em vários setores ao desenvolver os componentes TJA1080 e SJA2510.

O TJA1080 da Philips é pioneiro em vários aspectos: é o primeiro sistema FlexRay no mercado que é baseado na mais recente especificação 2.1.

É também o único sistema no mercado que pode operar tanto em modo estrela ativo como em nó, permitindo que o mesmo aparelho seja usado para todas as conexões de rede, reduzindo, assim, os esforços de qualificação e simplificando a administração dos componentes.

O SJA2510 é um microcontrolador ARM9 de 32 bits com um controlador FlexRay embutido e totalmente integrado.

É o primeiro sistema integrado disponível em silício com especificação V2.1.

O controlador SJA2510 embutido foi projetado com tamanhos diferentes de memória buffer, proporcionando flexibilidade de design e alocação de memória dinâmica baseada em necessidades reais.

Esta flexibilidade permite que toda a memória do aparelho esteja disponível para a aplicação, aumentando a relação custo/desempenho.

Disponibilidade – Amostras de engenharia do transceiver FlexRay TJA1080 estão disponíveis agora com produção em escala prevista para a primeira metade de 2006.

Amostras do microcontrolador SJA2510 – incluindo o software e uma versão demo do painel – estarão disponíveis em novembro de 2005.

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